Revista CARAS
Facebook Revista CARASTwitter Revista CARASInstagram Revista CARASYoutube Revista CARASTiktok Revista CARASSpotify Revista CARAS

Saiba como tirar cravos do rosto corretamente sem ter que sair de casa

Médico dá dicas de como tratar este inimigo das nossas peles em casa, usando produtos acessíveis e sem gastar muito dinheiro nem tempo; confira

Luiza Camargo Publicado em 22/04/2015, às 15h57 - Atualizado em 10/05/2019, às 11h20

Cravos - Shutterstock
Cravos - Shutterstock

Os cravos importunam as pessoas não só na adolescência, mas ao longo da idade adulta também.

Estes pontinhos pretos deixam a pele feia e com um aspecto de pouco cuidado, mas felizmente há formas de bani-los de nosso corpo sem gastar muito.

Em entrevista à CARAS Digital, Newton Morais, diretor clinico da Mais Excelência Médica e mebro da Academia Brasileira de de Dermatologia, contou quais são as melhores formas de tratar os cravos em casa, sem gastar muito e com ótimos resultados; confira!

1) Existe mais de um tipo de cravo? Se sim, quais?
Sim, existem os cravos (comedões) abertos e fechados. Os cravos são formados por acumulo de sebo e restos de células mortas, que se desprendem da pele e se depositam em folículos pilosos, os obstruindo. Quando os folículos apresentam uma abertura mais larga e esse conteúdo entra em contato com o ar, sofre oxidação, ganhando a coloração enegrecida característica e tornando o material mais duro e ressecado. Já quando a abertura é microscópica a ponto de não fazer com que o conteúdo seboso entre em contato com o ar, ele se mantem amolecido e claro. É importante diferenciar os cravos das espinhas, que são quando, além do conteúdo seboso, há presença de inflamação. Este é um caso mais grave e não deve ser tratado em casa sem orientação profissional.

2) Como devo preparar a pele antes de tirá-los?
Caso a pele só apresente cravos e não espinhas, higienize com sabonete antisséptico e  em seguida o use um esfoliante suave, específico facial, em movimentos circulares. Por último, encha uma bacia com água fervente e aproxime o rosto (aproximadamente 30 cm), para que o vapor amoleça o conteúdo e facilite sua remoção.

3) Como é o passo a passo para remover sem marcar ou machucar a pele?
1- limpeza da pele com sabonete líquido adstringente facial.
2- esfoliação da pele com esfoliante suave facial, em movimentos circulares.
3- Aplicar na face um tônico facial para equilibrar o pH.
4- em uma bacia acrescentar água fervente e 20 gotas de óleo essencial de melaleuca. Aproxime a face entre  25-30cm, por 10 minutos, para facilitar a abertura dos poros. Uma outra opção é misturar 1 copo. de água morna, não fervente, com 20 gotas do óleo de melaleuca, umedecer algodão com esta mistura e colocar na área a tratar por 20 minutos.
5- Iniciar a extração manual com as mão lavadas, os dedos indicadores envoltos em algodão umedecido, com auxílio de um espelho. Não usar as unhas!! Se houver espinhas, deixa-las por último.
6- Aplicar novamente tônico facial e, em seguida, filtro solar oil free.