Revista CARAS
Facebook Revista CARASTwitter Revista CARASInstagram Revista CARASYoutube Revista CARASTiktok Revista CARASSpotify Revista CARAS
Beleza / Cuidados com cabelo

Fique de bem com seus cabelos neste verão

Crespos, lisos ou cacheados, a melhor forma de cuidar dos fios danificados é evitando que eles sofram

Redação Publicado em 17/02/2021, às 11h15 - Atualizado às 12h45

Fique de bem com seus cabelos neste verão - Stokpic
Fique de bem com seus cabelos neste verão - Stokpic

Verão, época de piscina, mangueiras, sol, espreguiçadeiras, muito riso... e, também, época de cabelos secos, quebradiços e sem brilho. Basta a estação chegar que as mechas já começam a mostrar os efeitos das altas temperaturas. É de extrema importância que os cuidados com as madeixas sejam redobrados neste período do ano e, pensando nisso, algumas atitudes ajudam a manter os cabelos bonitos em qualquer estação!

A correria do cotidiano acaba dificultando a obtenção de todos os nutrientes que os fios tanto precisam. Nesses casos, alguns produtos ajudam na retenção de vitaminas essenciais para o vigor das madeixas — como as gomas Blow Gummies. Mastigáveis, elas são absorvidas facilmente pelo organismo e agem de dentro para fora, garantindo um tratamento eficaz e duradouro sem prejudicar o estômago.

Vale ressaltar também que esse suplemento auxilia apenas no crescimento capilar, portanto, não há o risco do crescimento de cabelos ou pelos em outras partes do corpo. Além disso, uma gominha por dia é o bastante para que os fios cresçam saudáveis e reluzentes, sem contar que elas não engordam, pois cada unidade tem apenas 14 kcal. Um ponto que deve ser observado é que elas não são indicadas para gestantes e lactantes, então, é preciso cautela nesse cenário.

Quando expostas ao sol, as madeixas passam por um processo oxidativo que provoca a perda de brilho, enfraquecimento e até um clareamento dos fios, que possui um efeito negativo na saúde capilar. A dica é abusar dos leave-ins, que possuem proteção solar, além de proteger os cabelos com óleos naturais, como os de cupuaçu, maracujá e argan, que formam uma capa protetora nas mechas.

Outra questão importante é a hidratação. Não é segredo que o cloro é um grande inimigo dos cabelos, mas ninguém merece ficar sem aquela piscininha. Por isso, é importante sempre ter as madeixas hidratadas. O ressecamento é o principal vilão do verão e, para combater isso, basta caprichar nas máscaras nutritivas e reconstrutoras.

Amarrar os cabelos constantemente também pode ser prejudicial, pois os fios podem acabar se partindo ao prendê-los. Então, a recomendação é evitar a amarração das mechas ou, pelo menos, passar a prender apenas quando o cabelo estiver bem seco, evitando a quebra e a proliferação de fungos.

Por fim, não existe combinação pior do que a do sol com ferramentas que emanam calor. Quando exposta a altas temperaturas em excesso, a queratina, principal proteína do cabelo, perde sua capacidade de dar elasticidade e resistência aos fios. Assim, evite ao máximo o uso de secador, chapinha ou babyliss.

Com pequenas ações como essas, os seus cabelos ficarão macios e saudáveis não apenas no verão, mas em todas as estações. Crie uma rotina de cuidados e aproveite todos os dias do ano no auge da sua beleza.