CARAS Brasil
Busca
Facebook CARAS BrasilTwitter CARAS BrasilInstagram CARAS BrasilYoutube CARAS BrasilTiktok CARAS BrasilSpotify CARAS Brasil

Filtro solar: saiba quando e como usar o maior aliado da pele bonita

Médico dermatologista esclarece que o filtro solar deve ser usado todos os dias, inclusive nublados e com chuva; confira

Luiza Camargo Publicado em 29/09/2015, às 17h57 - Atualizado em 10/05/2019, às 11h20

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Filtro solar: saiba quando e como usar este aliado - Shutterstock
Filtro solar: saiba quando e como usar este aliado - Shutterstock

O calor chegou de vez no Brasil, e as principais cidades brasileiras viram seus termômetros subirem nos últimos dias. Por isso, o cuidado com a pele, principalmente com o filtro solar, deve ser redobrado nesta época do ano. Esta proteção é importante também inclusive nos dias nublados e chuvosos.

"Os benefícios do filtro solar só ocorrem quando o produto é aplicado diariamente, inclusive em dias nublados. A radiação ultrapassa as nuvens e chega a nossa pele do mesmo jeito. Elas atrapalham somente a emissão da luz visível do sol", explica Newton Morais, especialista em dermatologia e diretor da clínica Mais Excelência Médica, em São Paulo, que cuida de famosas como Danielle Winits.

A quantidade usada também é importante. “Uma colher de chá para o rosto (não esquecer as orelhas), uma colher de chá para pescoço e para cada braço, uma colher de sopa para tronco, costas e cada perna. Nada de economizar”, alerta o médico.

É importante ressaltar que o filtro deve ser escolhido em "harmonia" com o seu tipo de pele, se não ele pode danificar a derme.

"O filtro solar deve combinar com a textura da pele (oleosa, seca ou mista). Para peles morenas, fator 30 de proteção UVB e para peles claras, fator de proteção, no mínimo, 50. Será ótimo também se você escolher um produto com fator de proteção UVA alto, com antioxidantes, para proteger dos radicais livres produzidos na pele, e com algum pigmento, para proteger da luz visível”, aconselha Morais.

Vale relembrar que até a luz artificial pode trazer danos à pele.

Ela não é tão prejudicial  quanto as radiações do sol, mas estimula a produção de radicais livres na nossa pele, o que  mancha e envelhece também. Lembrando que a luz artificial não é só aquela comum, mas a do computador, televisão e até geladeira. Para se proteger da luz visível, o melhor é ter algum tipo de pigmento na pele, como maquiagem, que inclua filtro solar na fórmula”, esclarece.