Revista CARAS
Facebook Revista CARASTwitter Revista CARASInstagram Revista CARASYoutube Revista CARASTiktok Revista CARASSpotify Revista CARAS

Estresse pode impactar problemas na pele; saiba controlar

Dermatologista ensina dicas de como cuidar da pele corretamente

Bruna Nastas Publicado em 22/06/2017, às 10h30

Pele na região dos olhos ressecada: como tratar - Shutterstock
Pele na região dos olhos ressecada: como tratar - Shutterstock

O estresse é um dos principais causadores de problemas na pele. A tensão acaba provocando diversas substâncias que aumentam a inflamação da mesma.

Segundo a dermatologista Ericka Aguiar, o "estresse pode ser o desencadeador de doenças genéticas que ainda não haviam sido manifestadas na pele".

Para evitar que a mesma desenvolva acne e psoríase, por exemplo, o ideal é a "prática de atividades físicas, que podem ser muito útil assim como atividades de lazer, pois liberam endorfinas benéficas ao pacientes. Alguns estudos mostram que cultivar momentos de relaxamento e meditação também estimulam positivamente o sistema imunológico".

Ericka explica que os tratamentos para acnes incluem o uso de sabonete para controle de oleosidade, reguladores da produção de sebo e também secativos. Já no caso da psoríase, "pode-se optar por tratamentos com cremes e medicações por via oral que controlam a descamação e inflamação da pele. Mas, atualmente, os mais modernos tratamentos são os imunobiológicos que tratam diretamente as causas da patologia";

É importante que antes de investir em qualquer tipo de tramento, o paciente "esteja com exames médicos atualizados e dentro das normalidades".