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Descubra quais são os 5 tipos de alimentos que deixam as pernas inchadas

Pesquisa de universidade dos Estados Unidos também revela quais comidas ajudam a diminuir os inchaços nas pernas e nos pés; confira

CARAS DIGITAL Publicado em 13/07/2015, às 12h28 - Atualizado em 10/05/2019, às 11h20

Pernas Inchadas - Shutterstock
Pernas Inchadas - Shutterstock

É muito comum as mulheres reclamarem de inchaço nas pernas. Geralmente, eles são causados pela retenção de líquido nos tecidos do corpo e são chamados de edema, que têm diferentes níveis, alguns até bem perigosos.

Há diferentes motivos que deixam as pernas inchadas, como passar muito tempo de pé ou sentado, o ciclo menstrual feminino, efeito colateral de medicamentos, doenças e alimentação.

As comidas que você consome podem influenciar muito no inchaço de suas pernas, como revelou uma pesquisa da University of Maryland Medical Center, nos Estados Unidos. Confira a seguir algumas constatações do estudo e descubra quais são os alimentos que estimulam o inchaço nas pernas e os que ajudam a eliminar o excesso de líquidos.

*Sal em excesso
O sal é considerado um dos grandes culpados pelo edema, por isso alimentos com um elevado teor de sódio, como batatas fritas, fast food e congelados podem deixar você ainda mais inchada. Uma dica boa é substituir o sal como tempero e usar especiarias como ervas ou limão.

*Alimentos refinados
Os alimentos refinados, ou seja, que são feitos com farinha tradicional, sem ser integral, também estimulam a retenção de líquido e prisão de ventre. Pão branco, massas e arroz, além de bebidas com açúcar, como suco em caixinha e refrigerante, e iogurtes aromatizados são vilões na luta contra o inchaço. Vale a pena comer alimentos integrais sem adição de açúcares, incluindo pães integrais, frutas e vegetais frescos.

*Alimentos  alergênicos
Segundo a pesquisa da Universidade, os alimentos alergênicos, ou seja, aqueles que muita gente tem alergia, como frutos do mar, laticínios, ovos e glúten precisam ser consumidos com cuidado, principalmente por aqueles que tem intolerância a algum. Se você tiver intolerância ao glúten, por exemplo, você terá uma má absorção do alimento, o que pode causar o edema.

*Gordura Trans
Alimentos com a péssima gordura trans, que é usada pela industria alimentícia para deixar biscoitos, donuts, chocolates e margarinas mais fofinhas, docinhas e gostosas também incham o corpo.

*Carne Vermelha
A pesquisa da Universidade de Maryland também afirma que a carne vermelha deve ser evitada, pois sua digestão também é complicada para o organismo.

*Alimentos que ajudam a reduzir o inchaço
Segundo o Estudo da Universidade norte-americana, alimentos que são diuréticos naturais ajudam seu corpo a liberar o líquido retido e a reduzir o inchaço. Alguns exemplos são os aspargos, salsa, beterraba, uva, abóbora, alho-poró e  cebola. A pesquisa também revela que aumentar a sua ingestão de potássio, encontrado em tomate, melão e banana, ajuda a regular o equilíbrio de fluidos em seu corpo. Além disso, ao invés de comer carne vermelha,invista nos peixes de água fria como salmão e cavala, juntamente com tofu - se você não tem uma alergia a soja - como fonte de proteína.