Revista CARAS
Facebook Revista CARASTwitter Revista CARASInstagram Revista CARASYoutube Revista CARASTiktok Revista CARASSpotify Revista CARAS

Rotina de beleza que desacelera o tempo

Cosméticos, alimentação equilibrada, massagem facial. Saiba como uma rotina de beleza adequada é capaz de manter a pele radiante e saudável

Juliana Cazarine Publicado em 14/06/2016, às 09h58 - Atualizado às 12h05

Desacelere o tempo - istock
Desacelere o tempo - istock

O segredo da pele perfeita vai muito além do conteúdo do frasco de um cosmético. O cuidado de dentro para fora é uma realidade. Má alimentação, ingestão de álcool, tabagismo, poluição, stress e exposição solar excessiva podem acelerar o envelhecimento e fazer a pele parecer mais velha do que realmente é. “Todos esses fatores impulsionam a produção de radicais livres, que são moléculas que danificam as células saudáveis do corpo e estão diretamente relacionadas ao envelhecimento e até ao surgimento de algumas doenças”, diz Roseli Siqueira, cosmetóloga e esteticista. É por isso que os antioxidantes são aliados poderosos da beleza feminina.

Os flavonoides, presentes em frutas vermelhas e no alho, os polifenóis, da couve e da beterraba, e as vitaminas C e E, encontradas na laranja e no abacate, são alguns dos principais antioxidantes naturais. “Ter uma dieta equilibrada é essencial para a manutenção da saúde da pele. O consumo de alimentos antioxidantes combate a ação dos radicais livres e ajuda na prevenção do envelhecimento precoce. Frutas, legumes e verduras possuem uma grande quantidade de lí- quidos e também contribuem para a recuperação da pele ressecada”, afirma a nutricionista Andrea Santa Rosa Garcia. Se você já tem hábitos saudáveis – que incluem ingerir no mínimo dois litros de água por dia – o uso de cosméticos e dermocosméticos se torna mais eficaz. Eles têm papel fundamental na prevenção de marcas, linhas de expressão, rugas e flacidez em qualquer idade. Mas as necessidades da pele mudam com o decorrer dos anos. Da adolescência até os 30 anos, o aparecimento de acne e cravos é a principal preocupação feminina. Nessa fase, recomenda-se manter a pele sempre limpa. A partir dos 30, os cosméticos anti- -idade já podem ser incluídos na rotina de beleza – e os antioxidantes mostram-se eficazes mais uma vez. “É indicado usar produtos na região dos olhos, nos lábios e em volta deles e no pescoço”, sugere Flávia Diniz, dermatologista. Depois dos 40, a epiderme afina, a pele perde colágeno e fica mais vulnerável às agressões externas. Além dos anti-idades, são recomendados também cremes nutritivos. “Hidrate o rosto todo, a boca, o pescoço, o colo e as mãos”, diz. O protetor solar é indispensável para mulheres de todas as idades. “Mas não adianta aplicar só no início do dia. É preciso reaplicar”, alerta a dermatologista. Quem se expõe ao sol excessivamente tem que usar o filtro a cada duas horas. O uso constante é mais importante do que o fator de proteção.

Somente um profissional especializado pode indicar o cosmético ou dermocosmético ideal para cada tipo de pele. Mas existem matérias-primas recorrentes – e extremamente eficazes – na maioria deles. “O DMAE, resultado de uma substância encontrada em peixes, é um dos ativos mais eficientes para o tratamento da flacidez”, destaca Flávia. Vale a pena ficar de olho também nos produtos com retinol, que estimula a formação de colágeno; ácido hialurônico, que hidrata; ácido salicílico, que controla a oleosidade e tem propriedades anti-inflamatórias; ácido glicólico, que melhora a textura da pele, diminui os poros e combate os cravos; além das tão faladas vitaminas C e E, poderosos antioxidantes.

Automassagem: pratique!

Aprenda a fazer os movimentos que, além de ajudar a evitar o envelhecimento da pele, amenizam o inchaço sob os olhos e reduzem o aspecto de cansaço

Massagear todo o rosto duas vezes por semana é uma das alternativas mais práticas para retardar o envelhecimento da pele. “Com movimentos que ativam a circulação sanguínea, eliminam toxinas e oxigenam a pele, ela ganha firmeza e aspecto renovado”, garante Roseli Siqueira, esteticista e cosmetóloga. O rosto é sensível e pede toques suaves. “Não ‘arraste’ a pele com os dedos, como em uma massagem convencional”, destaca. Repita três vezes os movimentos em cada região.

Testa: posicione os dedos indicadores e mé- dios acima das sobrancelhas e deslize-os sobre a pele até chegar à linha do couro cabeludo. Contorne essa linha até chegar ao final do pescoço.

Área dos olhos: posicione os dedos médios no canto dos olhos e deslize-os em direção às têmporas e desça até o pescoço. “O movimento ajuda a drenar a região e ‘murchar’ as bolsas, além de aliviar o stress”, diz a esteticista.

Nariz: com os dedos indicadores, circule as bordas do nariz e toda a sua extensão fazendo movimentos para cima. Percorra as sobrancelhas em direção às têmporas. “A automassagem evita a flacidez e elimina a tensão”, explica.

Têmporas (maçãs do rosto): faça um “v” com os dedos e pressione as têmporas durante três segundos. Depois, com dedos indicadores, médios e anelares, pressione suavemente os cantos do nariz e deslize os dedos para baixo. Finalize dando “beliscões largos” na pele. “Eles melhoram a circulação”, justifica a especialista.

Maxilar: posicione os dedos médios nos cantos da boca e faça movimentos de compressão e descompressão contornando o queixo. “É importante drenar essa região, que retém líquido e fica inchada”, sugere Roseli.

Cuidados Diários

A seguir, confira na galeria uma seleção de produtos que garantem uma pele saudável em qualquer fase da vida.

*Matéria publicada no Especial CARAS Fashion Edição Outono-Inverno.