CARAS Brasil
Busca
Facebook CARAS BrasilTwitter CARAS BrasilInstagram CARAS BrasilYoutube CARAS BrasilTiktok CARAS BrasilSpotify CARAS Brasil

Cabelo, pele, boca e unhas podem ficar ressecados no frio. Saiba como evitar

A seguir, saiba como se prevenir dos danos que a água quente pode provocar na pele, no cabelo e até nas unhas durante o outono e o inverno. Confira!

CARAS Digital Publicado em 26/05/2014, às 15h48 - Atualizado em 10/05/2019, às 11h20

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Frio pode ressecar pele, cabelo e unhas. Evite - Shutterstock
Frio pode ressecar pele, cabelo e unhas. Evite - Shutterstock

Por causa da água quente, a pele, o cabelo e a unhas podem ficar ressecados e sem vida. Os lábios também estão mais vulneráveis às agressões externas nas estações mais frias do ano. A seguir, dermatologistas e profissionais da beleza dão dicas para cuidar da beleza durante o outono e no inverno.

+ Pontas duplas: entenda a causa do problema e veja dicas para evitar

1. Pele

A água quente é uma das grandes vilãs da beleza durante o outono e o inverno. A pele, por exemplo, pode ficar ressecada se não receber a atenção necessária. “Neste período é preciso ingerir bastante água para potencializar a hidratação cutânea, além de usar cremes hidratantes específicos para o seu tipo de pele. Vale investir também na esfoliação, que retira as células mortas e facilita a absorção dos hidratantes”, conta abriella Vasconcellos, dermatologista da clínica Goa Health Club.

2. Cabelos

A combinação de vento e umidade pode provocar frizz (fios arrepiados) - que ficam em evidência  em cortes com fio reto - e a água quente, ressecamento. Shampoo e condicionador específicos são indispensáveis nos cuidados diários, além de hidratações constantes. “A hidratação precisa ser feita pelo menos uma vez por semana”, afirma Bruno Valentim, hairstylist da Ophicina do Cabelo. E na hora de pentear, vale a pena investir em pentes de madeira com dentes largos.

3. Lábios

Sensíveis, os lábios estão mais vulneráveis ao ressecamento do que a pele ou o cabelo, por exemplo. Mesmo no outono e no inverno, quando há dias sem sol, é preciso usar filtro solar na boca todos os dias, segundo Denise Finamore, esteticista do Crystal Hair. “Ele irá proteger os lábios das ações do clima”, garante. Mas é claro que hidratantes labiais também são indispensáveis. “É possível escolher um produto que tenha as duas funções, o que otimiza o uso. As melhores opções são à base de manteiga de karité, que é ainda mais potente que a de cacau”, sugere. 

+ No inverno, a boca pode ficar rachada. Saiba como evitar (e tratar) o problema

4. Unhas

As unhas podem ficar desidratadas e as cutículas ressecadas no inverno, já que a exposição à água quente é maior nesta estação. “Para minimizar o problema, é possível usar óleos à base de argan, por exemplo, que podem ser aplicados diariamente - uma gota por unha seguido de uma breve massagem - que pode estar esmaltada ou não”, sugere Vania Rocha, especialista em unhas do Nilcéia Nails. Usar creme hidratante após lavar as mãos também pode minimizar o ressecamento.