Beleza: Saiba como deixar os lábios saudáveis no verão

Cuidados com a pele no verão
Cuidados com a pele no verão Shutterstock


A radiação solar sem proteção adequada nos lábios pode causar ressecamento; dermatologista ensina os cuidados

O verão está chegando e assim com o rosto precisa de cuidados especiais, os lábios também pedem produtos específicos para ficarem bonitos e saudáveis.

O dermatologista Dr. André Braz afirma que o excesso de sol e das temperaturas elevadas causam ressecamento nos lábios.“A exposição sem proteção adequada causa danos às camadas superficiais dos lábios, deixando-os desprotegidos, sem a flexibilidade e umidade natural dessa região. Além disso, podem surgir lesões pré-cancerígenas e canceres de pele na região dos lábios”.

Mais Notícias

Segundo o especialista, é importante destacar que "a pele que reveste os lábios tem uma camada de queratina muito mais fina do que a pele facial, e isso faz com que sempre recomendemos cuidados específicos.  E mais: a pele labial nao possui glândulas sudoríparas nem sebáceas, fatores que propiciam baixa proteção à perda de água. As causas mais comuns de ressecamento ou xerose labial , que desencadeia fissuras e descamação no verão são: a desidratação(ingestão insuficiente de água), excesso de saliva nos lábios ou o hábito de lamber os lábios, o tabagismo e ao calor e à maior exposição aos raios ultravioletas mais intensos no verão, além de agressores externos como água do mar e piscina, ventos fortes".

Por essas razões, ele destaca a importância da utilização diária de fotoprotetores labiais - filtro solar específico - diariamente para prevenir "o ressecamento, fissuras e lesões precursoras do câncer de pele na boca". 

"É importante lubrificar e hidratar frequentemente os lábios ao longo do dia, associado ao filtro solar, isso evita que o lábio fissure ao menor estiramento. À noite, recomendo dormir com um hidratante mais viscoso ou oleoso nos lábios, para acordar com os lábios mais macios e hidratados.Uma dica simples para quem tem os lábios já estão machucados/ressecados:  pode ser utilizado mel, para hidratar e para melhorar a cicatrização, alem de evitar infecções bacterianas no local fragilizado e nas fissuras, pois o mel tem propriedades bactericidas”, conclui.

por Bruna Nastas
Atualizado sexta 8 dezembro, 2017 (295679) | 19/06/2019 16:40:33

Mais conteúdo sobre:

CARAS Recomenda

  1. Têm opções de saltos e materiais para você escolher a sua As botas de salto médio são perfeitas para o friozinho
  2. Personalidades se emocionam em noite em prol do GRAAC Taís Araújo e João Carlos Martins comandam gala solidária
  3. Perfumes irresistíveis, makes para se sentir uma guerreira e outros produtos que você Os lançamentos de beleza que você vai se apaixonar!
  4. Produtinhos de maquiagem com preços super especiais... só aqui! Tudo para o seu make up por até R$ 70

Receba em Casa

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  1. 1 Repórter da Globo é colocado em porta-malas de carro e quase morre incendiado Repórter da Globo é colocado em porta-malas de carro
  2. 2 Nathalia Dill encanta ao fazer Yoga ao lado de seu gato
  3. 3 Advogado de Najila Trindade: ''É uma pessoa que já morreu''
  4. 4 Morre neto dos atores Paulo Betti e Eliane Giardini
  5. 5 Ex-BBB Hariany comparece em festa junina com traje de gala
  6. 6 Fique por dentro das novidades que chegarão à Netflix!
  7. 7 Pedro Scooby canta música de Anitta e se declara
  8. 8 Netflix revela data de estreia da 2ª temporada de "Elite"
  9. 9 Aos 45 anos, Eliana posa estilosa e é chamada de ''gata''
  10. 10 Flavia Pavanelli posa de biquíni fio dental e surpreende