Revista CARAS
Facebook Revista CARASTwitter Revista CARASInstagram Revista CARASYoutube Revista CARASTiktok Revista CARASSpotify Revista CARAS

Aprenda os significados das técnicas de maquiagem e não erre!

Entenda o significado das técnicas de esfumar, textualizar, matizar e a de aplicação e não erre na hora de sair de casa!

Bruna Nastas Publicado em 16/04/2015, às 12h17 - Atualizado em 10/05/2019, às 11h20

Técnica de esfumar os olhos - Divulgação
Técnica de esfumar os olhos - Divulgação

Na hora de se maquiar, é importante entender os significados das aplicações para não errar. Confira abaixo e aprenda agora mesmo!

- Técnica de esfumar

A técnica de esfumar é uma das mais conhecidas aplicações de sombras. Segundo a maquiadora Ana Lopes, consiste em "suavizar traços marcados como, por exemplo, nos olhos e no rosto. Esfumar é a passagem de um tom para o outro. É o encontro de duas ou mais cores de forma imperceptível e suave", disse. 

Para obter um esfumado perfeito, é necessário um pincel de maquiagem de vários formatos e texturas. "Particularmente prefiro os de cerdas macias e arredondados, com cerdas sintéticas ou naturais".

- Técnica de textualizar

A técnica de textualizar significa fixar a maquiagem na pele de forma que a mesma fique lisa e homogênea. "Texturizando a maquiagem na pele dá um aspecto aveludado e natural , perfeito", afirma a maquiadora.

- Técnica de matizar

Na maquiagem significa a arte de matizar cores ou seja  neutralizar , acrescentar , ou intensificar alguma cor. "Usada na pele neutralizando o brilho excessivo ou corrigindo um tom que não deu certo. Nas sombras corrige uma cor ou intensifica a cor desejada. Esse processo também é usado no blush, acrescentando cor, intensidade e neutralizando".

Ana também ensina como matizar um blush com excesso de cor. "Acrescente com um pincel um pouco de pó compacto no mesmo tom de pele".

-Técnica de aplicação

Essa é uma técnica que envolve todas as outras, pois cada tipo de maquiagem exige um pincel diferente para cada produto e um método diferente de aplicação. "Para cada pincel e cada tipo de produto você precisa saber qual a posição das mãos, do corpo e a técnica que um determinado produto exige".