Revista CARAS
Facebook Revista CARASTwitter Revista CARASInstagram Revista CARASYoutube Revista CARASTiktok Revista CARASSpotify Revista CARAS

Nas férias, saia da rotina e aproxime-se do seu filho

Redação Publicado em 22/01/2013, às 12h24 - Atualizado em 10/05/2019, às 11h20

Veja dicas de profissionais para você aproveitar as férias com os seus filhos! - Shutterstock
Veja dicas de profissionais para você aproveitar as férias com os seus filhos! - Shutterstock

Nas férias, com tantas opções de jogos de videogame e entretenimento na internet, as crianças acabam deixando de lado o convívio familiar e as atividades ao ar livre. Mas, para descansar de verdade e se aproximar dos pais, a ordem é sair da rotina! Por isso, conversamos com Eliana de Agostini, psicóloga, que ensina a negociar o uso do computador com os pequenos, Daniela Rodrigues, empresária e organizadora de eventos, que sugere passeios e oficinas recreativas, além da nutricionista Bárbara Borges que dá opções de alimentos para você preparar junto com os pequenos. Confira!

Games são proibidos?

Não deixar que os filhos brinquem com o videogame ou na internet não é a melhor solução. “É preciso que os pais negociem com as crianças, impondo limites. Deixe que joguem 1 hora por dia, mas vigie se realmente cumpriram o prazo. Mostre que é importante fazer coisas diferentes e divertidas nas férias”, diz a psicóloga Eliana de Agostini.

Ela sugere, ainda, que as crianças realizem atividades das quais se lembrem futuramente. “Os pais devem proporcionar passeios que a criançada vai gostar e vai se lembrar mais para frente. Passear no centro da cidade, visitar museus, zoológicos, fazer trilha, por exemplo, é superbacana. Ou fazer coisas, que aparentemente são bobas, mas que a criança vai registrar para sempre, como um simples banho de mangueira”, afirma.

Passeios com a família

Independentemente da cidade onde você mora, vá a parques ou espaços ao ar livre. “É importante que as crianças estejam em contato direto com a natureza”, diz Daniela Rodrigues. Ela lembra que muitos parques oferecem atividades recreativas na época de férias, basta procurar opções que agradem sua família.

Se você mora em condomínio que tenha playground ou espaço para churrasqueira, faça um lanchinho ao ar livre. “As crianças adoram mudar o seu ciclo de rotina. Reserve um espaço embaixo da árvore, coloque uma toalha bem grande e faça um piquenique dentro do prédio mesmo”, afirma a organizadora de eventos.

Quem está planejando o piquenique tradicional, não deve esquecer de levar a cesta com frutas e lanches naturais. “Para um passeio delicioso, leve lanches, salada de fruta, pão de queijo, sucos naturais, biscoito de polvilho e uma toalha xadrez gigante com algumas almofadas. Não podem faltar bola, pipa, bambolê, patins e, se possível, um rádio para ouvir música. Com certeza, as crianças vão amar!”, diz Daniela. Visitas ao zoológico e a aquários também são opções. “Existem excursões didáticas onde as crianças aprendem sobre o habitat dos bichinhos e muitas curiosidades”, afirma.

E se chover?

Daniela diz que o mau tempo não é motivo para ficar em casa. “No período de férias, shoppings oferecem cursos e oficinas gratuitas para as crianças. Há aulas em clubes e alguns cursos: de culinária, artesanato e até de construção de pipa”, diz a organizadora de eventos.

Crie programas para serem feitos em casa. “Para cada dia da semana, prepare uma gincana: dia da pintura, da pipoca, do cinema. Eles vão amar!”, afirma Eliana de Agostini, psicóloga.  

Festinhas com os amigos

Marcar um encontro com os coleguinhas da escola também é recomendado. “Você pode caprichar na decoração. Não precisa ser nada muito elaborado, mas procure usar tecidos naturais, como toalha de algodão, em uma mesa de madeira rústica e flores naturais para enfeitar”, afirma Daniela.

Nessas reuniões, priorize alimentos saudáveis, mas que também sejam atraentes para a criançada. “Uma forma de incentivo é o uso da imaginação no momento da montagem do prato, fazer carinhas e bichinhos com a comida permite que a criança se envolva e entre no mundo da imaginação”, diz Bárbara Borges, nutricionista.

Tarde gastronômica

Leve a criançada para fazer compras. “Incentive seu filho a ir ao supermercado e ao hortifruti”, sugere Bárbara. “Deixe seu filho livre para escolher que fruta é mais bonita ou a verdura que é mais colorida. Essas atitudes motivam e estimulam os pequenos a consumir esses alimentos em casa”, diz a nutricionista.

Peça para seus filhos ajudarem na preparação dos pratos e na escolha das frutas para o suco. Bárbara recomenda que o lanche da tarde seja composto por “sanduíches, frutas, bolos simples, leite, iogurtes, queijos, cereais e biscoitos integrais”. Em todas as refeições, deixe que eles participem.

Volta às aulas

A psicóloga Eliana de Agostini  recomenda que os pais acordem as crianças mais cedo, pelo menos uma semana antes de voltar às aulas. “Eles precisam entender que retomarão a rotina. Por isso, devem dormir mais cedo para se acostumar”, diz.  

Vale lembrar que, além de relaxar e se divertir, o importante é aproveitar as férias para se aproximar do seu filho. Certamente serão momentos que a criança jamais esquecerá. Siga as orientações dos profissionais e divirta-se com o seu pequeno. Afinal, a infância passa rápido e é uma fase que merece toda a sua atenção.

Da Redação