Revista CARAS
Facebook Revista CARASTwitter Revista CARASInstagram Revista CARASYoutube Revista CARASTiktok Revista CARASSpotify Revista CARAS

Gravidez e varizes: perguntas e respostas

Entenda o que são varizes, por que surgem e como tratá-las durante a gravidez. Drenagem linfática, meias elásticas e atividades físicas podem amenizar dores e inchaços nas pernas. Confira quatro dicas valiosas de especialistas

Redação Publicado em 13/03/2013, às 18h31 - Atualizado em 10/05/2019, às 11h20

Especialistas explicam o que são as varizes e como tratá-las durante a gravidez - Shutterstock
Especialistas explicam o que são as varizes e como tratá-las durante a gravidez - Shutterstock

Assim como a celulite, as varizes são consideradas inimigas das mulheres. Principalmente durante a gravidez, período em que a doença pode se intensificar devido ao aumento de peso e à elasticidade da pele. Para esclarecer as principais dúvidas sobre varizes, CARAS Bebê conversou com Ivanésio Merlo, diretor da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV) e Arícia Galvão Giribela, ginecologista. Confira. 

O que são varizes?
As varizes são veias dilatadas e tortuosas que podem aparecer nas pernas, coxas e até na região da vagina. “Existem microvarizes – que são pequenos vasinhos dilatados, como as macrovarizes – que causam até volume na região. Podem se formar também na região íntima da mulher, impossibilitando o parto normal. Nesse caso, a gestante deve procurar a orientação de seu ginecologista e do cirurgião vascular de sua confiança”, diz Merlo.

Quem pode ter a doença?
Segundo a SBACV, tanto homens quanto mulheres podem ter varizes. “Estudos mostram que elas estão presentes em 45% das mulheres e 30% dos homens. E costumam aparecer com mais frequência durante o quarto ou quinto mês de gestação”, afirma Merlo.

Embora a hereditariedade seja um dos principais fatores, pessoas sedentárias e que ficam muito tempo sentadas também podem tê-las. “Quem não pratica exercícios físicos pode ter varizes. Por isso, é recomendado que as gestantes realizem algum tipo de atividade com orientação de especialistas”, diz Merlo.

Quais são os perigos que trazem à saúde?
Caso não forem tratadas, as varizes podem trazer inúmeros prejuízos à estética e principalmente à saúde. “Elas podem causar manchas escuras na pele, dor e inchaço nas pernas e até causar a trombose. Por isso, é importante consultar o médico o quanto antes”, afirma Merlo.

Quais são os tratamentos para gestantes?
Mulheres grávidas não podem realizar cirurgias para a remoção das varizes. O médico indicará alguns medicamentos, uso da meia elástica e repouso para amenizar a dor. “Somente depois do nascimento do bebê é que ela estará apta ao procedimento cirúrgico”, diz Merlo.
É recomendado, ainda, aderir à drenagem linfática terapêutica. “A mulher grávida pode fazer a drenagem desde que seja para aliviar dores e não para a estética. Massagear a região com gel também alivia dores e inchaços”, diz Aricia Galvão Giribela, ginecologista.

Alguns truques também amenizam dores provocadas pelas varizes nas gestantes. Veja:

Fique com os pés para o alto: É recomendado repousar sempre com os pés para cima. “A gestante pode levantar os pés por 1 hora”, diz a ginecologista. Na hora de dormir, prefira deitar com a barriga do lado esquerdo, pois segundo Arícia, a circulação é melhor.

Caminhe sempre que puder: Durante o dia de trabalho, ande pelo escritório para movimentar o corpo. “Usar sapatos confortáveis alivia bastante as dores. O salto alto não deve passar de 2 cm”, diz a ginecologista.

Banho não muito quente: Prefira água morna durante o banho. A água muito quente pode dilatar as veias e até baixar a pressão da gestante.

Controle a alimentação: A grávida deve ter uma alimentação de qualidade para evitar engordar além do recomendado. “Se ela ganhar mais peso, haverá mais inchaço e consequentemente, o surgimento da variz. O ideal é que ela ganhe 1 quilo por mês durante a gestação”, afirma a ginecologista.

Da Redação