Revista CARAS
Facebook Revista CARASTwitter Revista CARASInstagram Revista CARASYoutube Revista CARASTiktok Revista CARASSpotify Revista CARAS

Grávida pode usar salto como Vanessa Giácomo? Obstetra diz que sim!

A mulher que sempre usou salto pode continuar a usá-lo durante a gravidez, desde que não ultrapasse quatro centímetros. Confira!

CARAS Digital Publicado em 18/09/2014, às 16h57 - Atualizado em 10/05/2019, às 11h20

Grávida pode usar salto como Vanessa Giácomo? Obstetra diz que sim! - Foto-montagem
Grávida pode usar salto como Vanessa Giácomo? Obstetra diz que sim! - Foto-montagem

O volume sanguíneo no corpo feminino é 60% maior em uma gestante, o que provoca retenção de líquidos e inchaço nos pés. Mesmo assim, segundo o ginecologista e obstetra Domingos Mantelli, o salto alto não precisa ser eliminado dos looks durante a gravidez, como mostrou a atriz Vanessa Giácomo. “Se a mulher sempre usou salto, pode sentir dores com uma rasteirinha. Para ela, o ideal é um salto de até quatro centímetros. Como a mulher não está habituada a usar salto com essa nova postura, o corpo vai tentar se adaptar e pode desenvolver lordose - transtorno devido a uma curvatura excessiva da coluna para dentro - caso o sapato seja muito alto”, afirma.

A mulher que não costuma usar salto, no entanto, precisa evitar inserir o sapato aos looks no período gestacional. Portanto, quem já está acostumada com sapatos baixos pode continuar a usá-los. A única recomendação é que o sapato seja confortável e não incomode.

Roupas confortáveis de algodão, que deixam a pele ‘respirar’, e elastano, que se adaptam ao corpo feminino, evitam que a gestante tenha dores, assaduras e até reações alérgicas. Mas é importante lembrar que apenas a grávida sofre com a escolha de roupas apertadas e desconfortáveis.