CARAS Brasil
Busca
Facebook CARAS BrasilTwitter CARAS BrasilInstagram CARAS BrasilYoutube CARAS BrasilTiktok CARAS BrasilSpotify CARAS Brasil

Exercícios durante a gravidez e nos primeiros meses pós parto: veja os benefícios

Personal trainer de Fernanda Gentil, apresentadora que já emagreceu 12 kg q mês após dar à luz, revela quais são os melhores treinos e exercícios para as mulheres grávidas

Luiza Camargo Publicado em 08/10/2015, às 12h39 - Atualizado em 10/05/2019, às 11h20

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Exercícios físicos durante a gravidez ajuda na perda de peso - Reprodução/ Instagram
Exercícios físicos durante a gravidez ajuda na perda de peso - Reprodução/ Instagram

Praticar exercícios durante a gravidez é ótimo para a mãe e para o bebê. Melhora dores na região lombar, diminui os edemas, o condicionamento cardiorrespiratório materno e controla o ganho de peso da mulher.

Cientes disso, Fernanda Gentil eLuana Piovani, que deram à luz há poucos dias, fizeram atividades físicas ao longo da gestação e já estão "colhendo os frutos" do esforço: estão fortes, saudáveis e emagrecendo. A jornalista, por exemplo, já perdeu 12 kg em 1 mês.

“O fato de estar treinando durante a gestação já ajuda na perda de peso, o que facilita na hora de retornar depois do parto. E o metabolismo também fica mais acelerado. Os exercícios físicos durante a gestação também garantem ganho de massa muscular. A junção de todos esses itens garantem que o gasto calórico de uma mulher que treinou durante a gestação seja maior do que a que não praticou exercícios”. explica a personal trainer Roberta Gabriel, que supervisionou os exercícios físicos da apresentadora Fernanda Gentil durante a gravidez.

A expert afirma que as mamães levam em média 40 dias após o parto para retornar à rotina de treinos.

"O objetivo não deve ser o emagrecimento rápido, e sim a preparação do corpo para essa nova fase.  Recomendo a prática de caminhadas, que podem ocorrer durante o passeio com o bebê. Alguns exercícios de base, baseados no pilates, também podem ajudar a reestruturar o abdômen e as dores lombares, ajudando a cuidar da postura. As atividades físicas mais fortes, como corridas, só devem ser iniciadas depois de 40 dias ou dois meses", declara.

Mas é claro que a mulher tem que respeitar o seu tempo e o ritmo do seu corpo, sem precisar se desesperar e perder minutos preciosos com o filho.

O ideal é que você inclua o bebê nessa rotina de caminhadas ao ar livre. O circuito funcional, bem leve, também é recomendado. Tudo isso vai depender da mãe, da adaptação a essa nova rotina. Entendo que nesse período é complicado para que a mãe tenha tempo para praticar exercícios físicos, por isso outra dica é comprar a banda elástica, que é pratica de guardar e barata, e entre um soninho e outro do bebê a mãe pode fazer um ou dois exercícios com ela, no máximo 7 por dia. Conforme ela for dando conta e se adaptando vamos focar mais na perda de peso”, orienta Roberta.