CARAS Brasil
Busca
Facebook CARAS BrasilTwitter CARAS BrasilInstagram CARAS BrasilYoutube CARAS BrasilTiktok CARAS BrasilSpotify CARAS Brasil

Crianças imitam o comportamento dos pais. Saiba como dar um bom exemplo

O vídeo que mostra mãe e filho agredindo um cachorro levanta uma questão polêmica: as crianças imitam o comportamento dos pais? Descubra a resposta e veja o que não fazer na frente dos pequenos

Juliana Cazarine Publicado em 14/05/2013, às 12h10 - Atualizado em 10/05/2019, às 11h20

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Não basta ditar regras às crianças. Elas aprendem observando o comportamento das pessoas próximas - Shutterstock
Não basta ditar regras às crianças. Elas aprendem observando o comportamento das pessoas próximas - Shutterstock

Uma criança - que não aparenta ter mais de 10 anos - foi flagrada por um vizinho agredindo um filhote de cachorro da raça poodle no Rio Grande do Sul. E o pior: a mãe do menino assiste à agressão, participa e ainda ensina o filho a fazer crueldade com os animais dizendo que os bichos não podem ser bem tratados. “As crianças aprendem por imitação e procuram copiar principalmente as pessoas com quem têm maior interação”, afirma Triana Portal, psicóloga clínica e psicoterapeuta. É preciso ter cuidado com o que se faz na frente dos filhos. Eles aprendem por observação.

Estímulo para os esportes vem dos pais

O ditado “tal pai (ou mãe), tal filho”, portanto, é verdadeiro. “Em geral, as crianças imitam o comportamento dos pais. Se a mãe é vaidosa, a filha vai ser vaidosa”, afirma Arlete Codo, pedagoga. E a similaridade de comportamento é facilmente percebida. “Quando os pais chegam para a reunião mensal na escola, nós, professores, já sabemos quem são seus filhos apenas observando a maneira de agir”, diz.

Um vídeo na internet chamado “Child see. Child do”, ou “Criança vê. Criança faz” (em uma tradução livre), mostra como o caráter da criança é formado a partir das atitudes da mãe ou do pai. Em uma das cenas, uma criança mostra o dedo do meio em uma briga de trânsito. “Os adultos tratam a criança como se ela fosse surda ou não entendesse nada. Mas é um erro: elas são antenadas e prestam atenção em tudo”, afirma Triana.

Beatles, Elvis Presley e David Bowie ensinam regras de bom comportamento às crianças

A edução e o caráter da criança não é formada por meio de regras apenas. “Seja um modelo. Faça o que você pede para a criança fazer”, avalia Triana. “Imagine o tamanho da confusão na cabeça dos baixinhos quando levam uma bronca por terem sido mal educados, por exemplo, mas observam os pais agindo da forma que condenam quando eles fazem”, comenta.

A solução, então, é manter uma conduta exemplar na frente dos filhos. “É preciso evitar tratar temas pesados, que a criança não vai compreender, não brigar, discutir ou fazer ameças na frente dos filhos”, avalia Triana. Quando a família estiver reunida, os pais precisam procurar harmonia e dar exemplos de boa conduta.

Assista ao vídeo Child see. Child do.

Kim Kardashian dá exemplo de como uma gestante não pode se vestir