CARAS Brasil
Busca
Facebook CARAS BrasilTwitter CARAS BrasilInstagram CARAS BrasilYoutube CARAS BrasilTiktok CARAS BrasilSpotify CARAS Brasil

Como lavar o enxoval do bebê: dúvidas frequentes e dicas essenciais

Juliana Cazarine Publicado em 10/04/2013, às 11h01 - Atualizado em 10/05/2019, às 11h20

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
A roupa do bebê não pode ser lavada com a roupa dos adultos e exige produtos específicos. Saiba como manter seu filho livre de irritações na pele - Shutterstock
A roupa do bebê não pode ser lavada com a roupa dos adultos e exige produtos específicos. Saiba como manter seu filho livre de irritações na pele - Shutterstock

A lavagem e o armazenamento correto do enxoval ajudam a manter a saúde da pele do bebê, que é bastante sensível até o primeiro ano de vida. É que a sujeira da roupa dos adultos, os produtos químicos usados para lavar as roupinhas do bebê e a poeira do guarda-roupa podem causar alergia, irritação ou até mesmo dermatites (uma inflamação na pele causada pelo contato com substâncias químicas).

Saiba como montar o enxoval do bebê

A separação das roupas no momento da lavagem é necessária até a criança completar pelo menos dez meses. Isso evita a contaminação por bactérias presentes nas peças dos adultos. “Não existe uma idade fixa. Em geral, é preciso separar até quando o bebê começa ir para o chão, o que acontece até os 12 meses, e entrar em contato com os mesmos contaminantes (agentes capazes de contaminar) dos adultos”, alerta Kerstin Taniguchi Abagge, presidente do Departamento Científico de Dermatologia da Sociedade Brasileira de Pediatria.

Sabão em pó ou líquido e amaciante estão liberados, desde que sejam específicos para roupas infantis. “Use produtos específicos e evite alvejantes que contenham cloro ou água sanitária. Prefira os produtos à base de peróxido”, sugere Kerstin. Mesmo assim, tenha cuidado ao manuseá-los durante o processo de lavagem. “Dissolva bem o sabão antes de imergir a roupa. Depois, enxágue abundantemente para remover todo o excesso do produto. Assim, você evita que substâncias potencialmente irritantes entrem em contato com a pele do bebê”, diz.

Fica a critério da mãe lavar as roupinhas da criança à mão ou na máquina. Mas vale reforçar o alerta: “as peças do bebê precisam ser lavadas separadamente porque as roupas dos adultos são higienizadas com sabão comum, que pode provocar alergias”, diz Joana Dias, gerente de produto da Electrolux. A marca acaba de lançar uma minilavadora que pode ser uma opção para lavar exclusivamente a roupa do bebê.

Depois de limpas, as roupas precisam ser passadas. “O ferro quente elimina ácaros e bactérias”, diz a dermatologista. E para mantê-las livres de sujeira, a alternativa é guardar a roupinha no armário em sacos de TNT (tecido feito com fibras). “Isso evita o acúmulo de pó sobre as peças e permite que elas ‘respirem’, o que evita a proliferação de ácaros”, completa.