Revista CARAS
Facebook Revista CARASTwitter Revista CARASInstagram Revista CARASYoutube Revista CARASTiktok Revista CARASSpotify Revista CARAS

Beatles, Elvis Presley e David Bowie ensinam regras de bom comportamento às crianças

Astros do rock são protagonistas de um livro infantil que ensina regras de convivência e comportamento e dá dicas de higiene pessoal. Saiba quais são os benefícios da leitura para a criança

Juliana Cazarine Publicado em 08/05/2013, às 14h19 - Atualizado em 10/05/2019, às 11h20

Elvis Presley e David Bowie ensinam bom comportamento às crianças em livro - Foto-montagem
Elvis Presley e David Bowie ensinam bom comportamento às crianças em livro - Foto-montagem

O cantor Ozzy Osbournejá é avô. Mas considerando seu comportamento “curioso” - que às vezes até choca - é difícil imaginá-lo cuidando de uma criança. Certo? Errado, pelo menos no mundo da ficção. No recém-lançado Rock Para Pequenos – Um Livro Ilustrado Para Futuros Roqueiros, o astro do rock - e outros companheiros de profissão como Elvis Presley e David Bowie - ensinam lições de bom comportamento. “Esse caras escreveram seu nomes na história da música fazendo um trabalho muito bacana. Independentemente dos tropeços durante a vida, são personagens que as crianças têm que conhecer. Elas vão associar a imagem à mensagem que o livro transmite”, afirma Laura Darré, autora do livro.

E a mensagem não poderia ser melhor: regrinhas básicas de convivência e comportamento e dicas de higiene pessoal. “Eu tenho dificuldade de fazer a minha filha de três anos escovar os dentes, pentear o cabelo. E sei que não sou a única a passar por isso. O livro tem o objetivo de ajudar os pais nesse aspecto”, revela Laura. Gene Simmons, da banda Kiss, por exemplo, é um personagem guloso e egoísta do livro, que mostra como a criança não pode agir. “Usei a história da língua grande para mostrá-lo como uma pessoa que nunca divide o sorvete com os amigos”, completa a autora. E John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr, da banda Beatles, ensinam que é melhor atravessar a rua acompanhado e com segurança.

A influência de personagens infantis sobre as crianças é positiva e, quando aparece na forma de livro, ajuda no desenvolvimento da linguagem, imaginação, socialização e valores. “A leitura também contribui para formar o senso crítico, a imaginação e aprimora a linguagem verbal. Mexe com as emoções e com a fantasia”, diz Triana Portal, psicóloga. E se a criança não sabe ler, o livro aproxima pais e filhos. “É um momento único”, afirma.