Revista CARAS
Busca
Facebook Revista CARASTwitter Revista CARASInstagram Revista CARASYoutube Revista CARASTiktok Revista CARASSpotify Revista CARAS
Atualidades / Cultura

Prefeito de Araraquara, Edinho Silva lança obra Uma Cidade Na Luta Pela Vida: Da Pandemia ao 8 de janeiro

Livro mostra os desafios como prefeito e liderança política diante de crise sanitária e dos ataques golpistas

Redação Publicado em 23/11/2023, às 10h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Divulgação
Divulgação
Entre 2021 e 2022, coube ao prefeito de Araraquara, interior de São Paulo, Edinho Silva, liderar a cidade contra a pandemia, enfrentando o medo, a incerteza, a morte e um presidente que negava a medicina e a ciência.

Em janeiro de 2023, o recém-empossado Luiz Inácio Lula da Silva acompanhava os ataques às sedes dos Três Poderes, em Brasília, e tomava as medidas de resistência à tentativa de golpe de Estado, promovido por radicais bolsonaristas.

Naquele dia 8 de janeiro, Lula e a primeira-dama Janja visitavam Araraquara em solidariedade as chuvas torrenciais que varreram o local. Foram horas de choque, suspense e, enfim, a reação devida para que, a partir dali, fosse possível recuperar a democracia, até poder retornar e reconstruir o estrago.

Para Silva, porém, lidar com esses episódios atípicos significou uma história. É o que o mostra o livro Uma Cidade Na Luta Pela Vida: Da Pandemia ao 8 de janeiro, editada pela Alere Editora, com lançamentos em São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro, Recife e Araraquara.

Ele descreve o dia a dia, experiências, preocupações, vitórias e reveses de um gestor público e sua equipe, com relatos e análises das situações. Edinho também descreve os altos e baixos enfrentados pelo Partido dos Trabalhadores, dos ataques promovidos pela Lava Jato ao retorno a Araraquara em 2016, até sua participação na coordenação da eleição de Lula em 2022.

Sobre o autor
Edinho Silva é prefeito da cidade de Araraquara, no seu quarto mandato, foi vereador do município, deputado estadual, ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Presidência da República. Filiado ao Partido dos Trabalhadores (PT), é graduado em Ciências Sociais na Universidade Estadual Paulista (UNESP) de Araraquara e mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).