Revista CARAS
Facebook Revista CARASTwitter Revista CARASInstagram Revista CARASYoutube Revista CARASTiktok Revista CARASSpotify Revista CARAS
Atualidades / Luto!

Morre o sambista Monarco, presidente de honra da Portela, aos 88 anos

Morre sambista e compositor Monarco, aos 88 anos, após ter sido internado em novembro no Rio de Janeiro

CARAS Digital Publicado em 11/12/2021, às 19h55 - Atualizado em 12/12/2021, às 09h28

Morre sambista Monarco, da Portela, aos 88 anos de idade - Divulgação
Morre sambista Monarco, da Portela, aos 88 anos de idade - Divulgação

Luto! O sambista Monarco faleceu neste sábado, 11, no Rio de Janeiro.

As informações foram confirmadas à TV Globo pela família do cantor, que tinha 88 anos de idade.

O compositor estava internado desde novembro, no Hospital Cardoso Fontes, em Jacarepaguá, na zona oeste da cidade para fazer uma cirurgia no intestino.

Monarco era um ícone no samba, com mais de 70 anos de carreira. Ele se tornou compositor da escola de samba Portela e era o presidente de honra da agremiação carioca.

Monarco ganha homenagem de famosos e escola de samba:

A escola de samba Portela deixou uma linda homenagem a Monarco em sua página no Instagram. 

"É com tristeza profunda que a Portela informa a morte de nosso Presidente de Honra, Monarco, aos 88 anos. O Mestre estava internado desde o mês de novembro no Hospital Federal Cardoso Fontes, em Jacarepaguá, Zona Oeste do Rio, onde se internou para fazer uma cirurgia no intestino. Infelizmente, não resistiu a complicações. Ele deixa esposa, filho, netos e uma legião de fãs e admiradores. Por enquanto, não há informações sobre velório e enterro do corpo", informou a equipe da agremiação.

"Os versos cantados por Dona Ivone Lara na despedida de Silas de Oliveira na canção "Adeus de um poeta" bem cabem ao sentimento que o mundo do samba sente agora. "Por nós tu não terias ido agora/ É doloroso/ Todo o samba chora (...)/ É triste, mas foi mais um bamba/ Que o mundo do samba Perdeu! Nesta sexta-feira, 10, Monarco foi homenageado durante a inauguração da Sala de Troféus da Portela, que leva seu nome Sua última apresentação em público foi onde mais gostava de cantar, em casa, na quadra da Majestade do Samba! Na ocasião, participou da edição de outubro da Feijoada da Família Portelense ao lado de seus companheiros de estrada e de vida da Velha Guarda Show", acrescentou.

"O presidente Luis Carlos Magalhães, o vice-presidente Fábio Pavão, a Velha Guarda Show da Portela, a Galeria da Velha Guarda e toda a diretoria da Majestade do Samba lamentam o falecimento e se solidarizam com os familiares, amigos e fãs", escreveu a equipe.

Veja:

Zeca Pagodinho (62) também deixou uma mensagem carinhosa em memória ao cantor. "Perdemos Monarco, dia de luto no Brasil e no mundo do samba. Que o mestre descanse em paz", desejou o sambista. Ele publicou um vídeo lamentando a morte de Monarco. "A Portela tá triste, o mundo do samba tá triste, e eu só tenho a falar que ele fez uma missão bacana, não fez feio, cumpriu a missão dele bacana".

Fátima Bernardes (58) relembrou a participação do baluarte da Portela em seu programa, Encontro, e falou da partida. "Morreu hoje um dos grandes nomes da nossa música: Seu Monarco, como a gente o chamava. Presidente de honra da Portela, um baluarte do samba. E, mais que tudo, um homem gentil, educado, sempre com um sorriso pra oferecer no calor dos barracões ou na euforia pós-desfile. Viveu 88 anos. E vai fazer muita falta", relembrou com carinho a jornalista.

O Clube de Regatas do Flamengo lamentou a morte do presidente de Honra da Portela em seu perfil no Twitter: "O Clube de Regatas do Flamengo lamenta profundamente o falecimento do Mestre Monarco da Portela. Que Deus conforte o coração dos familiares, amigos, fãs e de toda família portelense neste momento tão triste", escreveu a equipe.