CARAS Brasil
Busca
Facebook CARAS BrasilTwitter CARAS BrasilInstagram CARAS BrasilYoutube CARAS BrasilTiktok CARAS BrasilSpotify CARAS Brasil

Morre Abilio Diniz, aos 87 anos, em São Paulo

Grande empresário brasileiro, Abilio Diniz faleceu neste domingo, 18, e a causa da morte foi revelada pela família em uma nota oficial

por Priscilla Comoti

pcomoti_colab@caras.com.br

Publicado em 18/02/2024, às 21h55 - Atualizado às 22h13

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Abilio Diniz - Foto: Reprodução / Instagram
Abilio Diniz - Foto: Reprodução / Instagram

O empresário Abilio Diniz faleceu neste domingo, 18, aos 87 anos de idade. De acordo com o jornal Folha de S. Paulo, ele estava internado no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, para o tratamento de pneumonia após passar mal durante uma viagem aos Estados Unidos. Ele voltou ao Brasil às pressas em um avião com UTI (Unidade de Terapia Intensiva).

A morte dele foi confirmada por uma nota oficial divulgada pela família na noite deste domingo. “É com extremo pesar que a família Diniz informa o falecimento de Abilio Diniz aos 87 anos neste domingo, 18 de fevereiro de 2024, vítima de insuficiência respiratória em função de uma pneumonite. O empresário deixa cinco filhos, esposa, netos e bisnetos, e irá ao encontro do seu filho João Paulo, falecido em 2022. Desde já, a família agradece a todas as mensagens de apoio e carinho”, informaram.

Quem foi Abilio Diniz?

Abilio Diniz foi um empresário do ramo do varejo. Ele se tornou um dos homens mais ricos ao comandar a rede Pão de Açúcar, que vendeu em 2005. Ele também atuou no ramo da indústria de alimentos. Nos últimos tempos, ele era vice-presidente do conselho de administração da rede Carrefour no Brasil e também era presidente do conselho de administração da Península Participações, do ramo de investimentos.

Ele nasceu em São Paulo em 28 de dezembro de 1936 e era formado em Administração pela FGV (Fundação Getúlio Vargas). Em 1989, ele foi sequestrado em seu carro e passou 153 horas no cativeiro.

A dor de perder um filho

Em 2022, o empresário Abilio Diniz sofreu a dor de perder um filho, João Paulo. Ele estava com 58 anos de idade quando sofreu um mal súbito e morreu. Na época, o pai lamentou a partida precoce do filho e desabafou sobre o quanto era difícil lider com a perda e o lito.  

"Toda vez que olho essa foto me emociono. Mais do que pai e filho, éramos quase irmãos, dois grandes amigos. Para mim, o mundo nunca mais será o mesmo, falta um pedaço de mim. Estou me reinventando e sei que tenho que seguir em frente pela minha família e pelo meu país neste momento tão importante, mas ainda sinto uma saudade enorme deste meu amigo que me deixou. João, meu filho, sempre te amarei", declarou. 

Essa não foi a primeira vez que Abílio desabafa sobre a saudade do filho. Alguns após a morte do rapaz, ele prestou uma homenagem no Instagram e falou sobre a perda. "Eu nunca pensei que pudesse existir uma dor tão grande e terrível na vida como essa que eu estou sentindo. Mas, na medida em que os dias vão passando, eu vou ficando em paz. Eu sempre digo que a minha maior força é a fé que eu tenho em Deus. E isso não mudou. Eu continuo não acreditando no destino. Mas, sim, que cada um escolhe o que quer ser na vida. Meu filho João nos deixou. Mas nos deixou da maneira como ele escolheu levar a vida: sendo um ícone do esporte. E tenho certeza de que ele partiu feliz", disse ele.