Revista CARAS
Facebook Revista CARASTwitter Revista CARASInstagram Revista CARASYoutube Revista CARASTiktok Revista CARASSpotify Revista CARAS
Atualidades / Eleito!

Médico e escritor, Paulo Niemeyer Filho, é eleito para Academia Brasileira de Letras

Após uma votação, Paulo Niemeyer Filho ganhou a cadeira 12 da Academia Brasileira de Letras

CARAS Digital Publicado em 18/11/2021, às 18h56 - Atualizado às 19h06

Médico e escritor, Paulo Niemeyer Filho, é eleito para a ABL - Chico Cerchiaro
Médico e escritor, Paulo Niemeyer Filho, é eleito para a ABL - Chico Cerchiaro

O médico e escritor Paulo Niemeyer Filho (69) acaba de ser eleito como imortal na Academia Brasileira de Letras. 

Ele ocupa a cadeira 12, que antes era do professor Alfredo Bosi (1936–2021), que faleceu em abril de 2020, sendo eleito com 25 votos dos 34 possíveis na eleição.

Com ele, disputaram o  poeta Joaquim Branco e o escritor, Daneil Munduruku (57), que poderia ser o primeiro indígena a ocupar o cargo. 

Conheça a história de Paulo Niemeyer Filho

É sobrinho do grande arquiteto Oscar Niemeyer (1907–2012) e escreveu livros de medicina como O Que é Ser Médico e No Labirinto do Cérebro

Nascido em 9 de abril de 1952, no Rio de Janeiro, se formou em medicina na UFRJ e fez residência em Neurocirurgia na Clínica Neurocirúrgica Dr. Paulo Niemeyer, na Casa de Saúde Dr. Eirasm. 

Trabalhou como chefe do Serviço de Neuro-Tomografia e diretor do Instituto de Neurocirurgia da Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro. Foi responsável por introduzir uma nova técnica microcirúrgica para tratamento de nevralgia do trigêmeo.

Foi eleito como Presidente da Sociedade de Neurocirurgia do Rio de Janeiro e membro do Concelho Superior da Sociedade de Medicina e Cirurgia do Rio. Atualmente, atua como diretor médico do Instituto Estadual do Cérebro Paulo Niemeyer e membro do Conselho da Fundação do Câncer.