Mara Maravilha, de A Fazenda 8, coloca facetas de porcelana nos dentes. Saiba mais sobre o procedimento

Cantora "encapou" os dentes, mas o resultado do procedimento ficou estranho. Cirurgião-dentista esclarece as principais dúvidas sobre o tratamento

Luiza Camargo Publicado sexta 2 outubro, 2015

Cantora
Mara Maravilha - Antonio Chahestian/Divulgação/Record

 Mara Maravilha surpreendeu os telespectadores de A Fazenda 8 ao entrar no confinamento com os dentes estranhos. Na realidade, ela colocou facetas de porcelana no dente para “encapar” o sorriso, todavia, o procedimento não foi o ideal para a arcada dentária da ex-apresentadora, por isso o resultado foi ruim.

Felizmente, quando bem realizada, a faceta de porcelana ajuda muito quem tem problemas nos dentes.

"Ela é necessária quando há um desgaste no esmalte do dente, como manchas ou dentes desalinhados.Por exemplo, um dente que escureceu pelo tratamento de canal, é preciso desgastar o esmalte para dar espessura para a porcelana esconder a cor escura. Ainda nos casos de dentes desalinhados é possível corrigir o desalinhamento colando uma lâmina cerâmica sobre ele, o que pode ter sido feito na cantora. Mas, é preciso muita cautela sobre o procedimento, já que não é qualquer pessoa que indicamos o uso da porcelana”, explica em entrevista exclusiva à CARAS Digital o cirurgião-dentista Mario Groisman, Mestre em Ciências Dentais pela Universidade de Lund, na Suécia.

O expert deu mais detalhes sobre o procedimento, como, por exemplo, quem pode se submeter a ele e se há alguma restrição; confira!

A faceta de porcelana pode ser colocada em todos os tipos de pessoas ( mulheres, homens e jovens)?
"A faceta pode ser indicada para pacientes com diastemas, para modificar forma e tamanho de coroas dentárias e harmonizar o sorriso. A faceta pode ser feita em diversas situações clínicas, desde que seja indicada pelo dentista".

É preciso ir várias vezes no dentista ou só uma vez e o procedimento já e realizado?
"Na maioria das vezes, o paciente vai três vezes ao consultório. Na primeira consulta, é feita a moldagem dos dentes que receberão as facetas para que sejam confeccionados provisórios de resina, que o paciente usará durante a fase de confecção das facetas, protegendo a estrutura dentária remanescente. Na segunda consulta, é feito o preparo do dente com um leve desgaste do esmalte, preservando o máximo possível de estrutura dental. Ao término do preparo, uma nova moldagem é realizada para ser encaminhada ao laboratório de prótese, e os provisórios são adaptados. Após a confecção das facetas pelo laboratório, o tratamento é finalizado com a prova e cimentação das facetas de porcelana".

Há alguma restrição com esse tratamento? Por exemplo, não poder comer algo?
"Como qualquer outro tratamento odontológico, é preciso que a higiene bucal seja mantida, além da visita ao dentista de 6 em 6 meses".

 

Último acesso: 15 Oct 2021 - 18:51:26 (266949).

Leia também

TV CARAS