Revista CARAS
Facebook Revista CARASTwitter Revista CARASInstagram Revista CARASYoutube Revista CARASTiktok Revista CARAS
Atualidades / Influenciadores

De Neymar Jr. à Kylie Jenner, famosos brilham como influencers

Mais próximos de seus fãs, estrelas mostram carisma e renome nas redes e impulsionam indústria bilionária

Redação Publicado em 26/04/2021, às 15h20

Famosos brilham como influencers - Alexandra Koch
Famosos brilham como influencers - Alexandra Koch

Celebridades vêm alçando novos voos e evoluindo a forma como marcam presença na vida de seus fãs graças às novas tecnologias. Com isso, foi só uma questão de tempo para que elas passassem a levar seu brilho à grande onda de influenciadores digitais da atualidade. 

Nomes de peso, como a rainha Xuxa e a cantora Sandy, que já levavam consigo a bagagem da fama, passaram a se destacar mais ainda com a ascensão da internet. É praticamente impossível andar nas ruas e não encontrar alguém com um celular na mão acessando as redes sociais. Hoje, os jovens não apenas se inspiram nas celebridades, como também, muitas vezes, moldam suas personalidades com base no que assistem nas telas.

Com a força das redes, estrelas com um público engajado e fiel conseguem exercer uma grande influência, impactando nas escolhas de seus seguidores. Prestigiados e respeitados, os influenciadores digitais transformam momentos do cotidiano em coisas altamente compartilháveis. Produtos que são usados por eles logo em seguida disparam nas vendas, por exemplo. 

Em entrevista publicada pelo site de roleta online Betway, Christine Caterina, fundadora da agência Press Pass, fala sobre como antigamente as pessoas esperavam se ver em seus ídolos — e procuravam pelos produtos divulgados por eles. “Agora a comunicação quer representar a audiência, ter uma imagem mais próxima da realidade para que as pessoas se relacionem com aquilo. Essa é a grande mudança que as redes sociais trouxeram”, explica ela. 

Em poucas palavras, a tendência de hoje em dia é acompanhar pessoas que vivem da mesma forma que nós vivemos. Amamos e seguimos esses produtores de conteúdo justamente por eles se parecerem tanto conosco; a diferença é que vemos neles coisas que idolatramos também. 

A atriz e musicista Manu Gavassi, que recentemente participou do Big Brother Brasil, reality da Globo, ganhou milhares de seguidores. Ela deixou conteúdos prontos antes de ser confinada para a atração, o que mostrou sua genialidade e rendeu contratos milionários após sua saída. Outro brasileiro que soube aproveitar seu renome é Neymar Jr. Com apenas um post nas redes, o jogador recebeu algo em torno de R$ 4 milhões.

Na lista das celebridades internacionais, Kylie Jenner, a caçula das irmãs Kardashians, já faturou mais de R$ 5 milhões por uma postagem no Instagram. Entretanto, o ator Dwayne Johnson, mais conhecido como The Rock, conseguiu ir mais longe com seus publiposts em 2020, recebendo cerca de R$ 6 milhões mundialmente.

Com o engajamento elevado, os digital influencers passam a ser procurados por agências de marketing. Após adicionarem um toque pessoal, eles divulgam produtos e empresas de uma forma mais próxima e convidativa, movimentando uma indústria bilionária.

Apesar de parecer fácil, é importante ressaltar que criar esse tipo de conteúdo não é tão simples. A reputação dos influenciadores está sempre em jogo quando o assunto é divulgação de produtos, pois as pessoas conhecem, ou pelo menos julgam conhecer, quem está por trás das telas. Portanto, qualquer marketing que foge um pouco do natural é o suficiente para que o nome do influencer caia em maus lençóis.