Revista CARAS
Facebook Revista CARASTwitter Revista CARASInstagram Revista CARASYoutube Revista CARASTiktok Revista CARASSpotify Revista CARAS
Atualidades / Luto!

Aos 98 anos, morre a escritora Lygia Fagundes Telles

Escritora Lygia Fagundes Telles, integrante da Academia Brasileira de Letras, morre aos 98 anos de idade por causas naturais

CARAS Digital Publicado em 03/04/2022, às 12h48

Aos 98 anos, morre a escritora Lygia Fagundes Telles - (Reprodução/Youtube)
Aos 98 anos, morre a escritora Lygia Fagundes Telles - (Reprodução/Youtube)

Aos 98 anos de idade, morreu neste domingo, dia 3 de abril, a escritora Lygia Fagundes Telles, conhecida como a "dama da literatura brasileira".

De acordo com informações do portal G1, a famosa autora que era integrante da Academia Brasileira de Letras (ABL) desde a década de 80, faleceu em casa, em São Paulo, de causas naturais.

Renomada na escrita, Lygia ganhou inúmeros prêmios importantes ao longo da carreira, como Camões (2005), e o Jabuti (1966, 1974 e 2001). Dentre as suas obras mais famosas, estão As Meninas, Ciranda de Pedra, Porão e Sobrado, Durante Aquele Estranho Chá, dentre várias outras.

Obras traduzidas em vários idiomas

Uma das mais importantes escritoras do país, ela teve suas obras traduzidas para o alemão, inglês, espanhol, francês, italiano, polonês, sueco, tcheco e português de Portugal.

"Quando a morte olhar nos meus olhos e disser 'vamos', eu digo 'estou pronta, fiz o que eu pude'", frase dita por Lygia Fagundes Telles em 1996, no programa Roda Viva, da TV Cultura.