Revista CARAS
Facebook Revista CARASTwitter Revista CARASInstagram Revista CARASYoutube Revista CARASTiktok Revista CARASSpotify Revista CARAS

Walter Salles se consagra ao lado de Kristen Stewart em Cannes

Ao lado de grande elenco, Walter Salles apresentou o filme 'On The Road' na manhã desta quarta-feira, 23, no Festival de Cannes

Redação Publicado em 23/05/2012, às 09h12 - Atualizado em 24/03/2020, às 15h30

Walter Salles e Kristen Stewart - Getty Images
Walter Salles e Kristen Stewart - Getty Images

O brasileiro Walter Salles (55) estreou seu novo filme, On The Road, ao lado de Kristen Stewart (21) e outras estrelas do elenco, nesta quarta-feira, 23, durante o Festival de Cannes, na França. O cineasta arrancou elogios da crítica especializada com sua adaptação do clássico da literatura americana, escrito por Jack Kerouac (1922 - 1969) há 55 anos.

“Você pode olhar para isto de duas maneiras: o livro nunca deveria ter sido adaptado porque Kerouac é como mercúrio. Por outro lado, o fato de que Walter Salles tentou fazê-lo, e fez o quanto pode, deve ser aplaudido”, diz a Forbes em artigo publicado logo após a estreia do filme em Cannes, na manhã desta quarta-feira, 23. “Meu sentimento é: ‘On the Road’ em Cannes é muito longo. É necessário o corte. Mas Salles só pode ser elogiado”, completa a crítica.

O portal IndieWire também citou a necessidade de encurtar o filme, mas chamou o trabalho de Walter de ‘brilhante’. Enquanto o crítico do Hollywood Elsewher foi além: “'On The Road' é magistral, rico e sensual, meditativo, aventureiro e questionador, tudo de uma vez.”

On the Road (Na Estrada, título nacional) relata a experiência da vida americana, acompanhando dois jovens – Sal Paradise e Dean Moriarty – que atravessaram os Estados Unidos de costa a costa.

Durante a apresentação do filme, Salles contou que pesquisou cerca de 100 mil quilômetros durante cinco anos para encontrar as locações ideais. Ele refez três vezes o caminho do livro, de Nova York até São Francisco, atravessando o México.

“Aprendi que nos filmes de estrada, quanto mais você se afasta do ponto de partida, mais ganha a perspectiva de quem você é, de onde veio, quem quer ser. Mas ao mesmo tempo, deixa também uma parte importante de si para trás”, explicou o diretor, que ficou conhecido por sua habilidade com filmes de estrada graças ao Diário de Motocicleta (2004).

O filme, que estreia em junho no Brasil, traz ainda Viggo Mortensen (53), Sam Riley (32), Tom Sturridge (26), Kirsten Dunst (29), Garrett Hedlund (27) e Danny Morgan (33) no elenco.

Assista ao trailer: