Proprietário e estilista da grife Iódice, o paulistano Valdemar Iodice (62) encarou uma maratona fashion internacional mês passado. Munido de celular, laptop para fazer anotações e invejável pique, o designer viajou aos EUA, França e Inglaterra para conferir semanas de moda, feiras e novos pontos-de-venda de sua marca - 140 nos EUA, e outros na Europa e no Japão.
Com o filho Adriano (33), a cargo da exportação na grife, Valdemar foi primeiro à Big Apple. "Comercialmente, os olhos do mundo estão sempre focados em Nova York. Cosmopolita e vibrante, a cidade se reinventa e oferece oportunidades únicas", resume ele. "Começamos a vender em uma multimarca no Soho que mais parece uma loja própria: 70% das peças são Iódice. A aceitação está sendo tão boa que me anima a encarar desafios maiores por aqui em breve", conta ele, sugerindo levar sua grife à Mercedes-Benz Fashion Week, a prestigiada semana de moda nova-iorquina. Em Manhattan, pai e filho aproveitaram os dias ensolarados para caminhar. Programa de turista? Que nada! "Tivemos uma reunião atrás da outra e, por causa dos congestionamentos, às vezes é mais rápido ir a pé do que pegar táxi", defende Valdemar.
A correria foi tanta que eles fizeram opção típica ao trocar o almoço por um hot dog nas ruas. "É preciso vivenciar a cidade e suas peculiaridades. Tudo e todos são fonte de inspiração, é preciso estar antenado", diz o empresário. "Mas compensamos o cachorro-quente com jantar no impecável Nobu", emenda ele, citando o badalado restaurante do astro Robert DeNiro (64).
FOTOS: JAYME DE CARVALHO