CARAS Brasil
Busca
Facebook CARAS BrasilTwitter CARAS BrasilInstagram CARAS BrasilYoutube CARAS BrasilTiktok CARAS BrasilSpotify CARAS Brasil

TOUCINHO FRESCO

TOUCINHO FRESCO

CARAS Digital Publicado em 10/06/2008, às 10h51 - Atualizado em 03/04/2019, às 13h48

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
TOUCINHO FRESCO
TOUCINHO FRESCO

O termo toucinho, ou toicinho, vem de tuccinu, derivado do céltico tucca, que significa suco manteigoso e se aplica à camada de gordura suína abaixo da pele. Em pedaços ou derretido na forma de banha, já foi muito mais usado na cozinha antes da popularização dos óleos vegetais. Mas o consumo diminuiu mesmo quando se descobriu os malefícios da ingestão excessiva de gordura animal. O consumidor passou a ter medo da substância e a exigir uma carne mais magra. Mesmo assim, o toucinho mantém seu espaço em especial nos pratos clássicos da culinária regional de vários países. As partes que têm músculo entremeado à gordura são usadas para defumar, dando o bacon, ou mesmo como toucinho fresco. Nesse caso, entram sobretudo em ensopados, como feijoadas e cozidos, mas também fritas em cubinhos para temperar quiches, omeletes e saladas de folhas com molho quente de vinagre. Devido a seu alto teor de gordura, o toucinho é útil para cobrir carnes mais secas que vão ser assadas, como lombo, codorna e frangos. Cortado em tiras e temperado, serve para introduzir em carnes a ser assadas - processo conhecido como lardear -, o que as torna mais suculentas. O toucinho ainda confere mais sabor a pratos com feijões, grão-de-bico, lentilha e ervilha. Frito, dá crocância e sabor a saladas e farofas. E vai bem em sopas e pratos com hortaliças. No Brasil, está presente em pratos regionais como a maniçoba, do Norte, o tutu de feijão mineiro e o barreado, do Paraná. Mas não entra só em pratos salgados. No Brasil, receitas de pão doce ainda usam toucinho derretido, mas em Portugal há receitas de doces, bolos e pudins com ele. Como o bolo de toucinho de Trás-os-Montes, norte do país, que leva açúcar, gemas, farinha, amêndoas e toucinho moído.

Saúde

É ruim para Quem faz dieta para emagrecer, pois é calórico; e todas as pessoas, por ser rico em colesterol e gorduras saturadas, substâncias que devem ser restritas no cardápio diário. É bom para Ser consumido com moderação, pois pode contribuir com a dieta em vitaminas lipossolúveis, como E e D, e ácidos graxos essenciais, além de fornecer minerais como fósforo.

Ficha técnica

100 g de toucinho fresco, sem carne e sem pele, contêm: Gord. poliinsatur. - 11,2 g Colesterol - 94,6 g Vit. D - 70,2 mcg Vit. E - 1,2 mg Cobre - 0,03 mg Fósforo - 2,93 mg Sódio - 0,01 mg Zinco - 0,11 mg Calorias - 900 Proteínas - 0 Gord. total - 100 g Gord. sat. - 39,2 g Gord. monoinsat. - 45,1 g

Como se escolhe

É encontrado facilmente em mercados municipais e em açougues. Veja se a textura está uniforme e a cor clara, sem manchas amareladas ou coágulos de sangue. O odor é suave. Se for usar em pratos doces ou para fazer banha, prefira o toucinho sem carne entremeada. Já o toucinho para torresmos ou para juntar a pratos salgados deve ter carne entremeada. Como é difícil picá-lo, peça que o açougueiro o corte em cubos. O toucinho fresco pode ser encontrado com ou sem a pele. Esta poderá ser separada para fazer torresmo à pururuca ou pôr para cozinhar com leguminosas. Como tem muito colágeno, ajudará a engrossar o caldo.

Como se prepara

Para fazer torresmo, escolha porções que tenham carne entremeada. Pique, tempere com sal e cozinhe em água fervente até começar a ficar amarelado. Escorra bem. Frite em óleo quente até os pedaços dourarem. Ou espere a água secar e frite os torresmos na própria gordura. É ótimo tempero para verduras como repolho, couve e escarola. Refogue alguns pedacinhos com o alho em um fio de óleo até começarem a corar. Ponha a verdura, sal e água. Abafe e cozinhe por alguns minutos, ou até a verdura amaciar. Frite cubinhos de toucinho fresco até dourarem. Junte vinagre e sal. Despeja sobre folhas amargas como o almeirão ou a chicória.

Minha receita

Gilberto Barros (apresentador de televisão) O toucinho é ótimo para dar mais suculência a carnes e aves que serão assadas, como lombo, frango e perdiz. Tempere um lombo de cerca de 1 e 1/2 kg com sal, dentes de alho socados, suco de limão e pimentado- reino moída na hora. Ponha numa tigela. Cubra com papel-alumínio e reserve na geladeira de um dia para o outro. Retire. Faça furos na carne e introduza tiras de toucinho e dentes de alho. coloque-o numa assadeira. Cubra com papel-alumínio. Asse em forno alto por cerca de 1 hora. Retire o papel. Asse até dourar. Tire do forno. Sirva fatiado, acompanhado de purê de maçã ou de uma boa farofa de farinha de milho amarela.