CARAS Brasil
Busca
Facebook CARAS BrasilTwitter CARAS BrasilInstagram CARAS BrasilYoutube CARAS BrasilTiktok CARAS BrasilSpotify CARAS Brasil

Tande: ‘Meu jeito brincalhão ajuda na TV’

Em entrevista exclusiva com a ‘CARAS Online’, o ex-jogador de vôlei Tande, um dos atuais apresentadores do ‘Esporte Espetacular’, revelou quais são seus ídolos na televisão e no esporte, além de falar sobre sua família e seu lado ‘humorístico’

Redação Publicado em 19/09/2011, às 10h36 - Atualizado em 08/08/2019, às 15h43

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Tande - TV Globo / Alex Carvalho
Tande - TV Globo / Alex Carvalho

O ex-jogador de vôlei e um dos atuais apresentadores do Esporte Espetacular, Tande (41), contou em entrevista exclusiva à CARAS Online como sua personalidade e seu lado “engraçado” dão o apoio necessário para que ele possa conduzir o programa da Rede Globo, ao lado de Glenda Kozlowski (37).  “Acho que meu jeito brincalhão e expansivo me ajuda muito a encarar com espontaneidade a função de apresentador. Sempre gostei de contar histórias, piadas. Herdei isso da minha mãe, que também tinha grande facilidade em se comunicar”, afirmou.

A experiência que adquiriu como atleta profissional em mais de 20 anos de carreira também parece "auxiliar" Tande em frente às câmeras. Quando perguntado se é mais difícil defender o Brasil dentro das quadras ou atuar nos estúdios da emissora, ele respondeu. “Ao fazer parte de um time bacana, uma equipe comprometida que te dá tranquilidade e segurança nos momentos difíceis, tudo fica mais fácil. E isso vale tanto para o vôlei, quanto para a televisão. Eu procuro ser o mais natural possível no vídeo. Acho que a minha bagagem de 25 anos como jogador ajuda bastante, bem como toda ajuda que recebo de toda a equipe do Esporte Espetacular”, contou.

Treinado pelo técnico José Roberto Guimarães (57) e atuando ao lado de jogadores como Maurício (43), Marcelo Negrão (38) e Giovane (41), Tande proporcionou aos brasileiros uma das conquistas mais marcantes da história do vôlei nacional, como ele mesmo explicou. “Sem dúvida o titulo de Barcelona, em 92, foi o mais importante da minha carreira. Afinal, foi a primeira medalha de ouro olímpica da Seleção”.

Ao citar seus ídolos na televisão e no esporte, ele destacou. “No jornalismo, William Bonner (47); no jornalismo esportivo, Glenda Kozlowski e Tino Marcos (49); e no vôlei, o norte-americano Karch Kiraly (50)”.

Pai de dois filhos com a esposa, a atriz Lizandra Souto (36), Tande contou que os “pequenos” herdeiros já mostram suas paixões pela pratica do esporte, porém em quadras e ambientes diferentes. “Os dois gostam bastante de esporte. A Yasmin está jogando vôlei no Flamengo e o Yago, futebol na escola”, disse o apresentador, que já considera o esporte favorito da filha como uma das modalidades mais importantes, na atualidade nacional. “Com certeza o Brasil é o país do vôlei, porque futebol aqui é religião. Não dá para comparar. Mas o vôlei brasileiro é referência mundial”.

Antes de finalizar entrevista, Tande, que se consagrou como atleta e agora vem obtendo sucesso na televisão, revelou quais são seus principais “objetivos” na vida. “Pretendo ver meus filhos felizes e minha família com saúde. E continuar fazendo o bem sempre”.