Revista CARAS
Facebook Revista CARASTwitter Revista CARASInstagram Revista CARASYoutube Revista CARASTiktok Revista CARASSpotify Revista CARAS

Saiba o que é alongamento e por que deve ser praticado a vida toda

Redação Publicado em 05/02/2013, às 11h40 - Atualizado em 10/05/2019, às 11h20

.
.

Chama-se alongamento um conjunto de exercícios físicos que proporciona a extensão dos músculos, tornandoos mais longos do que quando estão em repouso. O objetivo é aumentar a flexibilidade e diminuir as tensões musculares, o que deixa mais amplos os movimentos articulares.

O alongamento deve ser praticado a partir da adolescência. O motivo é que, neste período, os ossos humanos crescem rápido e os músculos não os acompanham. Com isso, ficam curtos e parte dos jovens tem alterações de postura e dores sobretudo nas articulações da coluna. O alongamento é importante, independente de fazerem atividades físicas ou não, para corrigirem tais problemas. 

Pessoas adultas devem fazer alongamento e outras atividades físicas para manter estável a musculatura, corrigir os erros de postura e evitar lesões. À medida que envelhecem, enfim, seus músculos, tendões e outros tecidos vão encurtando e as articulações se tornando rígidas. O alongamento é igualmente fundamental para manter ou recuperar a musculatura e as articulações e evitar complicações.

Até 10 anos atrás era consenso que adultos deveriam fazer alongamento forte antes e após os exercícios físicos, mas hoje já não há unanimidade sobre isso. Todos defendem o alongamento forte após os exercícios, para relaxar os músculos, mas nem todos são favoráveis ao mesmo alongamento antes deles, pois algumas pesquisas mostram que não traz benefícios físicos nem evita lesões. O melhor, dizem, é fazer um aquecimento e um alongamento leves, praticar as atividades e então fazer um alongamento com ênfase maior.

Atletas, claro, devem se orientar sempre com um profissional. Quem tem dor precisa consultar um ortopedista. E pessoas comuns, saudáveis, devem alongar todos os músculos. O ideal é fazê-lo logo cedo. Mas, se forem praticar atividade física, devem alongar mais a parte que será mais exigida. Se não praticam esportes mas trabalham sentadas devem parar por 5 minutos a cada hora e alongar sobretudo os membros superiores, o pescoço e a coluna.

Veja alguns tipos básicos de alongamento:

l Pescoço. Ponha a palma da mão direita no alto da cabeça, puxe-a na direção do ombro direito e segure por cerca de 20 segundos. Faça o mesmo com a mão esquerda.

l Pernas. Fique em pé e ponha a mão esquerda na parede. Com a direita, pegue a perna direita, dobrea-a para trás até o calcanhar tocar sua nádega e segure por 20 segundos. Faça também do outro lado.

l Braços. Pegue o braço direito com a mão esquerda e puxe-o contra o tronco por 20 segundos. Faça-o também do outro lado.

l Antebraços. Estique o braço direito. Apanhe a mão direita com a esquerda e dobre-a para baixo. Segure por 20 segundos. Estique o braço esquerdo. Apanhe a mão esquerda com a direita e dobre-a para baixo. Repita as duas ações, só que dobrando as mãos para cima.

l Tronco. Em pé, junte os pés e segure na borda de uma mesa com as duas mãos. Force o tronco para baixo para alongar os músculos.

l Região lombar. Feche as pernas. Baixe o tronco para a frente, na direção do solo, o máximo que puder, segure as pernas com as mãos e permaneça assim por 20 segundos.

Mas fique atento. Se ao se alongar você apresentar sintomas como dor ou inchaço por vários dias, consulte logo um ortopedista.