Revista CARAS
Facebook Revista CARASTwitter Revista CARASInstagram Revista CARASYoutube Revista CARASTiktok Revista CARASSpotify Revista CARAS
Arquivo / Verão

Saiba como cuidar do cabelo loiro nos dias quentes

Cabelos loiros sofrem riscos no verão por causa do sol, do mar e do cloro da piscina. Hairstylist explica como cuidar dos fios para eles continuarem brilhantes sedosos e com um tom radiante

Luiza Camargo Publicado em 13/11/2014, às 15h33 - Atualizado em 10/05/2019, às 11h20

Deborah Secco, Grazi Massafera e Fernanda Lima - Agnews/Divulgação TV Globo
Deborah Secco, Grazi Massafera e Fernanda Lima - Agnews/Divulgação TV Globo

O cabelo loiro é uma grande paixão da mulher brasileira. Muitas investem em fios platinados, ombré hair, mechas californianas e outros tipos de tintura que deixam os fios mais claros e sensuais.

Contudo, os loiros precisam de uma atenção redobrada para não perderem sua tonalidade e brilho, principalmente nos dias quentes e no verão, que eles ficam expostos ao sol e sofrem com os danos causados pelo cloro da piscina e da água salgada do mar. Ruth Damaris, hairstylist do salão Vimax, esclarece as principais dúvidas e revela quais são os cuidados necessários que as loiras tingidas precisam ter para cuidar do cabelo no verão; confira

> Muitas mulheres são adeptas das mechas californianas, ombré hair, ou luzes comuns. Como cuidar dos cabelos com estes efeitos agora no verão?
R:  É muito importante dar uma atenção especial aos fios para que eles continuem bonitos e saudáveis nessa nova estação. O ideal principalmente para cabelos quimicamente tratados é cauterizar ou reconstruir os cabelos de acordo com cada necessidade, mensalmente, e abusar de máscaras de hidratação semanalmente.

-> Ir à piscina traz algum dano aos fios loiros? Existe algum tipo de cuidado recomendado? 
R:  Sim, pois muitas piscinas são tratadas com cloro, um ativo azul que em contato com os cabelos loiros e dourados deixa o cabelo ficar verde e ressecado. Quanto aos cuidados, não abrir mão produtos específicos para proteção, como o cc creme, da. O ideal, também, é evitar piscina com muito cloro.

E se o cabelo ficar esverdeado com o excesso de cloro da piscina?
R: Se o cabelo ficar verde, uma solução rápida – se você não puder ir ao salão - é passar leite nos fios. Depois, corra para o salão e fale com o profissional que você mais confia. Ele fará o tratamento mais indicado para tratar e tirar o verde dos cabelos.

-> E o sol pode danificar os fios tingidos de loiro? Como deve ser o cuidado nos dias ensolarados, que vamos para a praia, por exemplo, e no dia a dia mesmo, quando vamos trabalhar e deixamos os fios muito expostos ao sol?
R: Sim o sol pode danificar os fios. O ideal é usar proteção térmica diariamente nos fios e  não abrir mão ,quando for a uma exposição mais intensa, de lenços ou chapéus que também protegem bem os cabelos.

-> A água do mar também é perigosa para os cabelos loiros tingidos?
R: A água do mar danifica, pois o sal, com sol e O oxigênio modificam o PH do fio, podendo oxidá-lo, modificando o seu tom e ressecando.

-> O cabelo queimando no sol pode ficar mais claro e destruir as mecha ou deixa ainda mais bonito?
R: Sim e não. Em alguns casos, por exemplo em cabelos castanhos que desbotam com o efeito do sol e que ficam com um tom levemente dourado pode até ficar legal. Já nos loiros, principalmente os platinados, podem amarelar e até alaranjar.

-> Existe um pré-tratamento indicado que as mulheres devem fazer antes de encarar a maratona de verão?
R: Sim devolver água para os fios através de máscaras de umectação/Hidratação  e usar linha de shampoo especiais para a temporada solar para proteger e nutrir os fios.

-> Lavar o cabelo diariamente, por causa da praia, piscina ou calor, pode danificar os tons dos fios? Por quê? O que é indicado?
R: Não. Na verdade é necessário retirar o cloro e o sal dos cabelos sempre, o importante é não prender os cabelos molhados para que não se proliferem fungos.