CARAS Brasil
Busca
Facebook CARAS BrasilTwitter CARAS BrasilInstagram CARAS BrasilYoutube CARAS BrasilTiktok CARAS BrasilSpotify CARAS Brasil

QUEIJO PRATO

Redação Publicado em 24/08/2006, às 17h14 - Atualizado em 30/12/2012, às 13h03

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
QUEIJO PRATO
QUEIJO PRATO
Um dos queijos mais consumidos no Brasil, tem origem mineira e inspiração européia. O prato descende do gouda, holandês, e do dambo, dinamarquês. Começou a ser produzido no Brasil nos anos 1920, em Aiuruoca, Minas Gerais, por imigrantes dinamarqueses. A adaptação do preparo às condições locais acabou criando um queijo diferente. Por ser grande, redondo e achatado, um fiscal do governo registrou que tinha formato de prato. Aos poucos, o nome pegou. Atualmente é encontrado em todo o país e tem várias formas, dependendo do tipo - lanche, cobocó ou bola. O lanche é feito em blocos retangulares e pesa cerca de 450 g (quando maior, é chamado lanchão). Ideal para fatiamento, tem a medida certa para o pão de fôrma. O cobocó, que é cilíndrico, tem 13 centímetros de diâmetro, 6,5 centímetros de altura e 1 quilo, em média. O bola, como diz o nome, é esférico, com cerca de 1,8 quilo e crosta tingida com corante alimentício rosa. Os dois últimos podem apresentar olhaduras (buracos). Todos têm sabor suave e textura macia. No preparo, o leite é coalhado pela ação de enzimas e fermento láctico. Depois de retirado o soro, a massa é moldada em fôrmas e maturada por pelo menos 25 dias. A formação de olhaduras depende do tipo de bactéria do fermento e o tom amarelado é obtido com a adição de corante de urucum. Muito usado em sanduíches, o prato é ótimo também em pratos salgados - saladas, molhos, omeletes, gratinados - e doces como pudins e suflês, já que derrete bem e tem sabor delicado Receitas, produção e estilismo culinário: Maria Luiza de Brito Ctenas. Pesquisa de texto e informações nutricionais: Neide Rigo, nutricionista. Veja receitas clicando nas imagens abaixo:

Saúde

É ruim para Quem quer emagrecer ou reduzir a ingestão de gordura e colesterol, porque é rico nesses nutrientes; e ser consumido derretido por aqueles que sofrem de esofagite. É bom para Mulheres que têm mais de 40 anos de idade ou gestantes, por ter muito cálcio e fósforo; e crianças, porque oferece boa quantidade de proteínas.

Ficha técnica

100 g de queijo prato contêm: Calorias - 356 Proteínas - 24,9 g Carboidratos - 2,22 g Gordura - 27,4 g Colesterol - 114 mg Vit. A -174 RE Vit. B1 - 0,032 mg Vit. B2 - 0,335 mg Vit. B6 - 0,081 mg Vit. B12 - 1,54 mcg Folacina - 20,9 mcg Niacina - 0,0,63 mg Ác. pant. - 0,342 mg Vit. E - 0,75 mg Cálcio - 697 mg Cobre - 0,035 mg Ferro - 0,239 mg Magnésio - 29 mg

Como se escolhe

Todos os tipos são fáceis de achar nos supermercados. Devem estar em local refrigerado, com temperatura até 10 graus, nunca estufados ou com a casca trincada. Pressione com o dedo para conferir se a consistência é elástica e a massa, úmida. Evite quando apresentar sinais de mofo ou gotas de gordura. No rótulo, confira o selo de fiscalização federal ou municipal e a validade (se estiver cortado, deve haver etiqueta com todas as informações). Cuidado com produtos derivados como â¬Squeijo prato processadoâ¬, que contém também amido, gordura vegetal, leite em pó, conservantes e aromatizantes.

Como se prepara

A peça pode ser cortada em pedaços e estes guardados no freezer â¬" o prato agüenta o congelamento sem grande perda de sabor, ao menos para utilização na culinária. Fresco, deve ser conservado na geladeira, nas gavetas inferiores, embrulhado em papel-alumínio ou filme plástico. Se for servi-lo em tábuas de queijos, retire da geladeira cerca de 1 hora antes. Caso apareça mofo branco, raspe o queijo e esfregue com uma esponja limpa embebida em salmoura (30 g de sal para 1 litro de água). Nessas condições, useo apenas em pratos cozidos. Se aparecer mofo escuro, despreze o queijo inteiro.

Minha receita

Lucimara Parisi (diretora do Programa do Faustão)Lucimara Parisi (diretora do Programa do Faustão) Este bacalhau com queijo é meu prato preferido. Ponha 800 g de bacalhau em postas (previamente dessalgado) em uma panela. Cubra com água e cozinhe por 20 minutos. Escorra e deixe esfriar. Retire pele e espinhas, se houver, e arrume em um refratário. Em uma tigela, misture 1/2 xícara de salsa picada, 2 colheres (sopa) de alcaparras, 1/2 xícara de azeite extravirgem, 250 g de queijo prato ralado grosso, 2 tomates e 1 cebola picados. Tempere com sal e pimenta-doreino moída na hora a gosto. Cubra as postas com essa mistura. Asse em forno preaquecido, em temperatura média, por 30 minutos.