CARAS Brasil
Busca
Facebook CARAS BrasilTwitter CARAS BrasilInstagram CARAS BrasilYoutube CARAS BrasilTiktok CARAS BrasilSpotify CARAS Brasil

QUEIJO FUNDIDO

Redação Publicado em 22/08/2008, às 14h36

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
QUEIJO FUNDIDO
QUEIJO FUNDIDO
Como diz o nome, o queijo fundido é resultado da mistura de vários queijos, derretidos e transformados numa massa única, compacta e homogênea na textura e no sabor. Moldado quente, ganha superfície lisa e brilhante quando frio e desenformado. É encontrado na forma cremosa, em bisnagas e potes, ou em consistência mais firme, à venda em fatias, em blocos ou em pedaços embalados individualmente, para lanches. Todos os tipos podem ter, além de queijos, ingredientes como creme, manteiga, queijo processado, leite em pó, queijo em pó, especiarias, cloreto de sódio, edulcorantes, amidos, ar, nitrogênio, dióxido de carbono e gases inertes, próprios para a alimentação, entre outros. Na embalagem, às vezes é chamado "queijo processado" ou "queijo processado pasteurizado". Eventualmente recebe o nome de um tipo de queijo (cheddar, gruyère), o que significa que tem no mínimo 75% desse produto. Para obter textura homogênea e alcançar a fusão adequada, a indústria ainda pode juntar à mistura emulsificante, sal fundente e água, além agitá-la enquanto é aquecida. O uso mais consagrado para o queijo fundido é em canapés, com pão, biscoito ou torrada, e no recheio de sanduíches, sozinho ou na companhia de outros ingredientes. Servido dessas maneiras, vai bem com vinho e cerveja. Na culinária, é bem-vindo no preparo de sopas, recheios de panquecas, tortas, gratinados e até como ingrediente de saladas - os mais firmes, cortados em cubos. Com a vantagem de ser mais barato, ter sabores diversos e derreter com facilidade, é alternativa prática também no preparo de fondue.

Saúde

É ruim para Quem faz regime de emagrecimento ou precisa controlar o consumo de gordura e de colesterol, porque é rico nesses nutrientes e muito calórico; e alérgicos a ingredientes da fórmula. É bom para Mulheres na menopausa ou gestantes, que têm a necessidade de cálcio aumentada, pois possui alto teor desse mineral e de fósforo, importante na fixação do cálcio.

Ficha técnica

100 g de queijo fundido contêm, aproximadamente: Vit. B12 - 0,695 mcg Folacina - 7,81 mcg Ác. pant. - 0,481 mg Vit. E - 0,838 mg Cálcio - 614 mg Ferro - 0,39 mg Magnésio - 22,3 mg Fósforo - 743 mg Sódio - 1429 mg Zinco - 2,9 mg Calorias - 373 Proteínas - 22,1 g Carboidratos - 1,6 g Gordura - 31,3 g Colesterol - 94,3 mg Vit. B1 - 0,029 mg Niacina - 0,071 mg

Como se escolhe

Queijos fundidos podem ser encontrados facilmente nos supermercados, junto de outras variedades de queijo. Há muitas apresentações: os cremosos vêm em bisnagas ou potes plásticos e os de cortar, em caixinhas, em porções pequenas próprias para lanche ou em fatias. Em todos os casos, é importante observar, na hora da compra, o prazo de validade e as condições da embalagem, que deve estar limpa e intacta. Verifique no rótulo os ingredientes e prefira aqueles com menor número de outros componentes que não o próprio queijo. Caso leve corante na composição, prefira os que usem corante natural - que deve ter o código C1.

Como se prepara

Para fazer queijo fundido em casa, escolha queijos novos, sem muita cura, e outros mais envelhecidos. Rale-os e junte, a cada quilo da mistura, 30 g de sal fundente citrato de sódio dissolvido em água. Leve tudo ao fogo brando, mexendo, até obter uma pasta homogênea. Despeje em forma de plástico e desenforme quando endurecer. Se quiser, junte, enquanto estiver mole, pimenta-do-reino, azeitona picada ou ervas. Para fazer fondue, ponha no copo do liquidificador 1 xíc. de água, 1 de vinho branco, 2 de queijo fundido ralado e 1 dente de alho. Bata até ficar homogêneo e aqueça no microondas ou em fogo baixo, mexendo. Passe ao réchaud e sirva com pão.

Minha receita

Emar Batalha (designer de jóias)Emar Batalha (designer de jóias) Estas almôndegas de queijo são ótimas para servir com carnes vermelhas: cozinhe 4 batatas médias, esprema e leve ao fogo com 4 col. (sopa) de leite, 1 col. (sopa) de manteiga e 1 pitada de noz-moscada. Misture bem e reserve. Leve ao fogo uma panela com 1 copo de água, 1 col. (sopa) de margarina, 1 pitada de sal e uma de noz-moscada. Junte, de uma vez, 1/2 xíc. de farinha de trigo. Misture até formar um bolo. Retire do fogo. Incorpore 100 g de queijo fundido e 3 ovos, um a um, misturando bem. Junte o purê e misture. Com uma colher de chá, forme pequenas almôndegas e frite-as em margarina bem quente. Escorra em uma peneira e sirva.