CARAS Brasil
Busca
Facebook CARAS BrasilTwitter CARAS BrasilInstagram CARAS BrasilYoutube CARAS BrasilTiktok CARAS BrasilSpotify CARAS Brasil

PINHÃO PRÉ-COZIDO

Redação Publicado em 23/11/2006, às 17h22

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
PINHÃO PRÉ-COZIDO
PINHÃO PRÉ-COZIDO
Ótimo que já haja no mercado o pinhão précozido. Torna bem mais fácil a vida dos apreciadores da iguaria. Hoje até existem engenhocas para descascálo, o que no passado, com uma simples faca, não era fácil. O pinhão é a semente do pinheiro-do-paraná (Araucaria angustifolia), originário do Sul do Brasil, onde cresce de maneira espontânea. Mas, devido ao extrativismo indiscriminado, é uma de nossas riquezas florestais ameaçadas de extinção. A árvore atinge 140 a 250 anos e 50metros de altura. Sua copa tem ramificação concêntrica, que dá o perfil característico à paisagem sulina. Quando maduras, as pinhas se abrem e liberam até 150 pinhões. Eles são oblongos, têm 3 a 8 centímetros de comprimento, casca lenhosa, lisa, marrom-avermelhada. A cutia e a gralha-azul são os grandes responsáveis pela reprodução dos pinhais. A ave enterra as sementes em época de fartura para comer depois, mas se esquece do local e elas brotam. Esse papel foi fundamental na preservação dos pinheiros, pois à medida que os homens os derrubavam para extrair a madeira outras plantas nasciam. Mas os humanos foram mais rápidos na quase total dizimação de pinhais, cutias e gralhas. Hoje há poucas araucárias para produzir as sementes. Cruas, são opacas, crocantes e leitosas. Depois de cozidas, o amido gelatinizase e se tornam macias, de cor creme e translúcidas. Podem ser usadas em sopas, molhos, risotos, cremes, recheios, farofas, paçocas, bolinhos, pudins, suflês, bolos e panquecas. Receitas, produção e estilismo culinário: Maria Luiza de Brito Ctenas. Pesquisa de texto e informações nutricionais: Neide Rigo, nutricionista.

Saúde

É ruim para Quem faz regime para emagrecer, porque, apesar de conter menos calorias do que as nozes, seu valor calórico não é baixo; desse modo, deve consumi-lo com moderação. É bom para Atletas e pessoas com alto gasto energético, pois é calórico, rico em carboidratos, porém pobre em gorduras, propiciando rápido esvaziamento gástrico.

Ficha técnica

100 g de pinhões pré-cozidos contêm: Fibras - 18 g Calorias - 196 Proteínas - 3,94 g Carboidratos - 41,9 g Gordura - 1,34 g Vit. B1 - 1,35 mg Vit. B2 - 0,24 mg Niacina - 4,7 mg Cálcio - 35 mg Ferro - 6,8 mg Fósforo - 136 mg

Como se escolhe

Pode ser encontrado na gôndola refrigerada de legumes nos supermercados. Os pinhões são embalados a vácuo em plástico transparente. Verifique o prazo de validade e se a embalagem está firme, sem ar. Veja a aparência dos pinhões. Devem ter cor creme uniforme e superfície lisa e brilhante. Precisam estar bem desenvolvidos. Evite se forem miúdos ou se se mostrarem murchos. Rejeite também se algumas sementes estiverem roxas. Às vezes pode ser só a película, que sai facilmente; mas isso também deve ser evitado; afinal, quem compra o pinhão pré-preparado não quer ter esse trabalho. De qualquer forma, a massa da semente tem de ser clara e translúcida.

Como se prepara

As sementes pré-cozidas estão prontas para consumo; se quiser, aqueça-as no vapor ou em água quente. Podem também ir diretamente para a panela. O ideal é juntá-las no final do preparo. Mas, se não for possível, não há problema, pois são firmes e não passam do ponto. Diferentemente das nozes, amêndoas e pignolis e mais parecidas na composição com as castanhas portuguesas, não ficarão crocantes quando tostadas ou assadas, pois são mais ricas em amido que em gordura. Ficam melhor quando cozidas. Junte o pinhão précozido ao refogado de carne moída. Calcule metade do total de carne, processe e junte à carne a ser refogada. Faça-a e utilize em recheios.

Minha receita

Carlinhos Beauty (hair stylist)Carlinhos Beauty (hair stylist) Estes Pinhões à Provença, para seis pessoas, são uma receita do chef Sérgio Roberto, de Brasília. Em uma panela, aqueça 1/2 xícara de azeite de oliva extravirgem. Junte 6 dentes de alho amassados. Mexa por alguns instantes. Deixe dourar. Incorpore 1 kg de pinhões cozidos. Mexa. Refogue por alguns minutos. Junte 2 colheres (sopa) de molho de tomate, 1 pitada de sal e 1 colher (sopa) de salsinha bem lavada, picada. Cozinhe, mexendo de vez em quando, até o molho adquirir a consistência que você desejar. É um ótimo acompanhamento para carnes.