CARAS Brasil
Busca
Facebook CARAS BrasilTwitter CARAS BrasilInstagram CARAS BrasilYoutube CARAS BrasilTiktok CARAS BrasilSpotify CARAS Brasil

PIMENTÃO COR DE LARANJA

Redação Publicado em 15/02/2007, às 10h18

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
PIMENTÃO COR DE LARANJA
PIMENTÃO COR DE LARANJA
As pimentas são originárias das Américas. Parece que já eram cultivadas pelos índios entre 5200 e 3400 a.C. Das espécies do gênero Capsicum, a mais difundida é a Capsicum annuum, à qual pertencem o pimentão, a pimenta doce americana e a jalapeño. Existem milhares de variedades. Embora só os pimentões verdes e vermelhos tenham se sobressaído durante décadas, a diversidade é enorme. Felizmente os pimentões coloridos voltam a ter destaque. Novas variedades continuam a ser desenvolvidas, agora pelas mãos humanas, por melhoramento genético. Hoje há no mercado um predomínio de pimentões híbridos, de cores e formatos variados, com maior resistência a doenças, maior produtividade, precocidade e uniformidade nos frutos. Mesmo entre os verdes e os vermelhos, muitos são híbridos. Os de cor e estilo diferentes são cultivados em estufas e têm alto preço. É o caso dos amarelos, verdes-limão, creme, chocolate, roxos e laranja, entre outros. As variedades laranja têm essa cor graças à luteína e à zeaxantina, pigmentos amarelos fortes dos carotenóides. Aliás, entre os vegetais, o pimentão laranja é o que tem maior concentração de zeaxantina. Além de colorir, tais substâncias têm função nutricional, porque estão presentes na retina humana e ainda atuam como antioxidantes, que ajudam a prevenir alguns cânceres. A não ser pela cor da casca, o pimentão laranja não difere muito do vermelho. Adocicados, saborosos e perfumados, ficam deliciosos recheados com carne moída (ver "Minha receita") ou queijo, em sopas, purês e molhos ou quando usados como tempero, conferindo contraste, crocância e doçura a saladas. São ótimos ainda com salmão em salada, em especial se regada com azeite, que acentua o sabor e o perfume dos pimentões. Receitas, produção e estilismo culinário: Maria Luiza de Brito Ctenas. Pesquisa de texto e informações nutricionais: Neide Rigo, nutricionista.

Saúde

É ruim para Quem tem problemas gástricos, pois pode sentir desconforto; e pessoas com problemas intestinais, porque suas fibras fazem aumentar os movimentos peristálticos. É bom para Comer cru, pois é rico em vit. C, essencial à formação e manutenção dos ossos, dos dentes e dos glóbulos vermelhos do sangue, além de aumentar a resistência a infecções.

Ficha técnica

100 g de pimentão laranja contêm: Calorias - 27 Proteína - 1,01 g Carboidrato - 6,34 g Fibra - 1,59 g Alfacarot. - 23,7 RE Vit. B1 - 0,028 mg Vit. B6 - 0,168 mg Folacina - 26 mcg Fósforo - 24 mg Niacina - 0,892 mg Ác. pant. - 0,168 mg Vit. C - 184 mg Cálcio - 11 mg Cobre - 0,107 mg Ferro - 0,46 mg Magnésio - 12 mg Potássio - 212 mg Sódio - 2 mg

Como se escolhe

Pode ser adquirido nas redes de supermercados, em algumas feiras livres e nos sacolões. Deve ter cor laranja forte e o pedúnculo verde em boas condições. Se o pedúnculo estiver escuro, mas o fruto ainda íntegro, deve ser utilizado em poucos dias, pois indica que foi colhido faz algum tempo. Veja se os frutos estão íntegros, sem partes manchadas, murchas, machucadas, moles ou emboloradas. A pele deve estar lisa e brilhante. Na geladeira, em saco plástico, conservamse por uma semana. Mas, se quando comprar não estiverem completamente maduros, deixe-os numa cesta arejada para amadurecerem por inteiro.

Como se prepara

Lave em água corrente. Faça um corte em volta do pedúnculo e puxe para que saía com miolo e sementes. Pique e use cru em saladas, vinagretes ou sobre pratos quentes. Assim, conservará as propriedades organolépticas e nutritivas. Mas, se for o caso, cozinhe por tempo suficiente apenas para amaciá-lo, pois a cocção em demasia pode deixá-lo com sabor enjoativo. Sem falar que perde boa parte da vitamina C. Para retirar a pele, corte em quatro e tire as sementes. Leve ao forno por 20 min. Tire. Ponha em saco de celofane e deixe por 10 min. Esfregue o saco que a pele sai. Descarte-a. Use o pimentão pelado em molhos ou sopas.

Minha receita

Maria Della Costa (atriz e empresária)Maria Della Costa (atriz e empresária) Esta receita de pimentão recheado com carne moída é de minha sogra, Maria. Faça o molho de tomate. Doure 1 cebola ralada em 1 fio de azeite. Junte 2 alhos picados e doure. Ponha 1 lata de polpa de tomate. Mexa. Ferva por 5 min. Salgue e junte 3 folhas de hortelã. Reserve. Prepare a carne. Doure 2 alhos picados e 1/2 cebola ralada em 1 fio de azeite. Incorpore 1/2 kg de carne moída. Frite por 2 min. Junte o molho de tomate. Cozinhe por 5 min. Tire. Reserve. Pegue 6 pimentões. Faça um corte em volta do cabo. Tire o miolo. Recheie-os de carne (reserve um pouco). Reponha a tampa nos pimentões e prenda com palitos. Ponha os pimentões na panela com a carne reservada. Ferva por 5 min. Sirva com arroz branco e salada verde.