CARAS Brasil
Busca
Facebook CARAS BrasilTwitter CARAS BrasilInstagram CARAS BrasilYoutube CARAS BrasilTiktok CARAS BrasilSpotify CARAS Brasil

PEPINO EM CONSERVA

PEPINO EM CONSERVA

CARAS Digital Publicado em 09/11/2007, às 10h01 - Atualizado em 21/03/2019, às 16h01

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
PEPINO EM CONSERVA
PEPINO EM CONSERVA

Os minipepinos, usados nas conservas, são variedades do pepino comum, que pertence à família das cucurbitáceas, a mesma do maxixe, da abóbora, da abobrinha, do melão e da melancia. Originário das cordilheiras do Himalaia, este fruto de planta rasteira é usado como legume há mais de 3 mil anos na Índia. Gregos e romanos apaixonaram-se por ele. Hoje é cultivado em quase todo o mundo. Os únicos entraves ao seu consumo são os tabus: dizem que é indigesto ou até venenoso, se ingerido com leite. De fato, algumas pessoas não o toleram bem, mas é uma minoria. E a história do leite é bobagem. Saladas clássicas de pepino levam molhos feitos com creme de leite ou iogurte. Na verdade, trata-se de um ótimo alimento, de baixo teor calórico e refrescante. Os pequenos têm sementes pouco desenvolvidas ou ausentes, polpa crocante e casca verde-escuro brilhante. Mais de 20 tipos são cultivados no Brasil, a maioria com 5 a 9 centímetros de comprimento. Há, porém, alguns menores, chamados cornichon, com 4 a 5,5 centímetros. Saborosos e perfumados, estão livres do amargor presente nos tipos maiores. Como são frutos de verão, as conservas ajudam a garantir o suprimento no inverno. Na Hungria, elas são chamadas kovászos uborka e o vidro com pepinos, salmoura e temperos costuma ser coberto com pão ou leveduras e deixado a fermentar por alguns dias nas janelas ensolaradas. Há também conservas feitas em vinagre e algumas levam sementes de endro, alcaravia, pimenta-do-reino, mostarda ou folhas de louro. Todas ficam ótimas em saladas, sopas geladas e com carnes frias. Como os frutos frescos, combinam com iogurte e ervas, especialmente hortelã, menta, tomilho e endro.

Saúde

É ruim para Pessoas que sofrem de hipertensão arterial, pelo teor de sal que apresenta; ser consumido como alimento principal, por fornecer poucos nutrientes. É bom para Quem faz regime, pois, além do baixo teor calórico, dá a sensação de saciar a fome, por ter muita água, e fornece fibras, ainda que em pequena quantidade.

Ficha técnica

100 g de pepino em conserva contêm: Folacina - 1 mcg Vit. C - 1,91 mg Cálcio - 9 mg Ferro - 0,531 mg Magnésio - 11 mg Fósforo - 21,1 mg Potássio - 116 mg Selênio - 1,1 mcg Sódio - 1 282 mg Zinco - 0,14 Calorias - 18 Proteínas - 0,62 g Carboidratos - 4,12 g Gordura - 0,191 g Fibras - 1,2 g Vit. B1 - 0,014 mg Niacina - 0,006 mg Vit. B6 - 0,06 mg

Como se escolhe

Pepinos em conserva em geral são vendidos em vidros nos supermercados ou empórios. Verifique no rótulo o prazo de validade e os dados do produtor. A água deve ser límpida e sem espuma. Não compre se a tampa estiver estufada ou apresentar ferrugem. Se preferir, compre minipepinos frescos e prepare a conserva em casa. Escolha os menores, que são mais crocantes. A casca deve ser firme e escura, nunca opaca ou enrugada. Pressione as pontas para verificar se não estão moles. Se não puder comprar os orgânicos, evite os que tiverem manchas brancas na superfície, que podem ser resíduos de defensivo agrícola.

Como se prepara

Misture 2 litros de água com 2 col. (sopa) de sal, 10 folhas de louro e 8 dentes de alho inteiros sem a casca. Leve ao fogo. Quando ferver, desligue. Tampe a panela e espere a salmoura amornar. Enquanto isso, lave bem 1/2 quilo de pepinos pequenos (com no máximo 8 centímetros de comprimento), corte as extremidades dentro de uma bacia com água e raspe um pouco a casca - para o tempero penetrar. Ajeite os pepinos dentro de dois vidros aferventados e secos, cubraos com a salmoura morna e os temperos e espere esfriar. Tampe os vidros e guarde-os na geladeira por uma semana antes de usar.

Minha receita

Celina Ferreira (empresária) O pepino em conserva dá um toque muito especial aos canapés de truta defumada. Para preparálos, passe pelo processador 100 gramas de truta defumada. Em seguida, junte 30 gramas de manteiga em temperatura ambiente e amasse até obter uma pasta homogênea. Tempere com o suco de 1/2 limão e pimenta-do-reino moída na hora a gosto. Misture. Com um cortador de biscoitos de 5 cm de diâmetro, corte 1 pacote de pão de fôrma em círculos. Passe o patê de truta no pão, polvilhe com salsa picada e acrescente uma rodela de pepino em conserva.