CARAS Brasil
Busca
Facebook CARAS BrasilTwitter CARAS BrasilInstagram CARAS BrasilYoutube CARAS BrasilTiktok CARAS BrasilSpotify CARAS Brasil

'O Palhaço', de Selton Mello, sai vitorioso de festival de cinema do SESC

Selton Mello levou os prêmios de Melhor Diretor, de crítica e público, no Festival SESC Melhores Filmes 2012; 'O Palhaço' faturou ainda outras quatro estatuetas, incluindo a de Melhor Ator, na opinião do público, para Paulo José

Redação Publicado em 04/04/2012, às 23h39 - Atualizado em 07/06/2012, às 23h22

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Selton Mello - Manuela Scarpa / PhotoRioNews
Selton Mello - Manuela Scarpa / PhotoRioNews

Com seis prêmios, incluindo o de Melhor Filme pela escolha dos críticos, O Palhaço foi grande vitorioso do Festival SESC Melhores Filmes 2012. Selton Mello (39) saiu com os troféus de Melhor Diretor, tanto pelo público quanto pela crítica. Pela atuação no mesmo longa, Paulo José (75) levou a estatueta de Melhor Ator na votação do público. O Palhaço faturou ainda os prêmios de Melhor Fotografia (público e crítica). Apresentada pela atrizJulia Lemmertz (49), a cerimônia de premiação aconteceu na noite desta quarta-feira, 4, no CineSESC, em São Paulo.

"Tenho tido grandes alegrias na direção. É como se tivesse alargado as fronteiras da minha criatividade, tem me completado muito. Esse filme é um elogio à delicadeza e, por isso, chegou de uma forma tão bonita no coração das pessoas. Eu tinha um sonho de misturar duas coisas: falar com o público sem perder a ternura e, ao mesmo tempo, deixar espaço para a reflexão", disse Selton, ao receber os troféus.

Muito aplaudido de pé, Paulo José ressaltou a importância do evento, que este ano chegou à sua 38ª edição. "Festivais como esse são muito importantes, porque temos poucas oportunidades para mostrar nossos filmes", disse. "O Palhaço é um filme brasileiro e feito no Brasil. Não é parecido com nada [do exterior]. É feito no Brasil, sobre o Brasil e por brasileiros", completou.

Na eleição dos críticos, Caio Blat (31) foi eleito Melhor Ator, pela atuação em Bróder. "O filme é muito importante porque inaugura um olhar da cultura negra vista por um negro, o Jeferson De [diretor]. Agradeço ao Capão Redondo, ao Mano Brown e às mães que abriram suas casas e contaram as histórias de seus filhos perdidos. E também à minha mãe, que escolheu para mim essa profissão que tenho hoje quando eu tinha apenas 9 anos", disse o ator, no palco.

O prêmio de Melhor Atriz, segundo o público, ficou para Deborah Secco (32), por Bruna Surfistinha. Compromissos profissionais a impediram de ir à festa. Na opinião da maioria dos 75 críticos, Karine Teles foi eleita Melhor Atriz, por Riscado.

Ao todo, 48.589 espectadores votaram em sete categorias para filmes nacionais e em quatro para estrangeiros que entraram em cartaz em 2011. Uma retrospectiva com exibições dos melhores filmes do ano passado fica em cartaz no CineSESC e em unidades do SESC até 29 de abril. Os vencedores da premiação deste ano levaram para casa troféus desenhados por Emanuel Araújo (69).

Veja a lista completa dos ganhadores:

Nacionais

Filme
Capitães de Areia (público)
O Palhaço (crítica)

Diretor
Selton Mello, por O Palhaço (público e crítica)

Ator
Paulo José, por O Palhaço (público)
Caio Blat, por Bróder (crítica)

Atriz
Deborah Secco, por Bruna Surfistinha (público)
Karine Teles, por Riscado (crítica)

Documentário
Bahêa Minha Vida (público)
As Canções (crítica)

Roteiro
O Filme dos Espíritos (público)
Trabalhar Cansa (crítica)

Fotografia
O Palhaço (público e critica)

Estrangeiros

Filme
A Pele que Habito (público)
Melancolia (crítica)

Diretor
Pedro Almodóvar, por A Pele que Habito (público)
Terrence Malick, por A Árvore da Vida (crítica)

Ator
Antonio Banderas, por A Pele que Habito (público)
Christian Bale, por O Vencedor (crítica)

Atriz
Natalie Portman, por Cisne Negro (público)
Kirsten Dunst, por Melancolia (crítica)