CARAS Brasil
Busca
Facebook CARAS BrasilTwitter CARAS BrasilInstagram CARAS BrasilYoutube CARAS BrasilTiktok CARAS BrasilSpotify CARAS Brasil

Neymar e Marta: desbancados na Bola de Ouro

Vencedor do Gol Mais Bonito em 2011, Neymar foi desbancado pelo eslovaco Miroslav Stoch durante a Bola de Ouro, em Zurique, na Suíça. Marta também perdeu o título de Melhor Jogadora do Mundo para a norte-americana Abby Wambach

Redação Publicado em 07/01/2013, às 17h22 - Atualizado em 10/05/2019, às 11h20

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Neymar e Marta - Otávio Silva/Divulgação; Reuters
Neymar e Marta - Otávio Silva/Divulgação; Reuters

Nesta segunda-feira, 7, em Zurique, Suíça, a Fifa realizou a Bola de Ouro, premiação anual em que são revelados o jogador e o técnico, tanto feminino quanto masculino, com o melhor desempenho no ano anterior. Na cerimônia também são premiados o gol mais bonito, chamado de Prêmio Púskas, a personalidade do ano, ou Prêmio Presidencial, a equipe Fair Play e a Equipe Ideal, que reúne os melhores atletas de cada posição.

Vencedor do Gol Mais Bonito em 2011 e indicado pelo gol marcado contra o Internacional na Libertadores, Neymar (20) foi derrotado neste ano pelo eslovaco Miroslav Stoch (23), atleta do Fenerbahçe, de Istambul. Quem também foi desbancado por Stoch foi Falcao Garcia (26), do Real Madrid, considerado um dos melhores atacantes da atualidade.

Marta (26), que foi indicada pela 9ª vez ao prêmio de Melhor Jogadora do Mundo e já venceu cinco vezes o título, o último deles em 2010, também foi derrotada. A brasileira, que atualmente joga pelo Tyresö, da Suécia, e Alex Morgan (23), que defende o Seattle Sounders, dos Estados Unidos, viram Abby Wambach (32), jogadora do Washington Freedom (EUA) e campeã Olímpica em 2012, subir ao palco para receber o troféu.

Lionel Messi (25) foi eleito o Melhor Jogador do Mundo pela 4ª vez, enquanto Vicente Del Bosque (62), que comandou a Espanha no bicampeonato europeu, e a campeã olímpica Pia Sundhage (52) receberam das mãos do brasileiro Luiz Felipe Scolari (64) o título de Melhor Técnico Masculino e Feminino de 2012. O Time Ideal, anunciado pouco antes da cerimônia, foi composto por 11 atletas que atuam na Europa, entre eles os brasileiros Daniel Alves (29) e Marcelo Vieira (24), jogadores, respectivamente, do Barcelona e do Real Madrid.

O Prêmio Presidencial da Fifa - concedido em homenagem a um acontecimento específico, a uma vida de serviço ou a um comportamento exemplar - ficou com Franz Beckenbauer (67) e o Prêmio Fifa Fair Play, dado para a equipe com o melhor desempenho disciplinar, com a Federação Uzbeque de Futebol.