CARAS Brasil
Busca
Facebook CARAS BrasilTwitter CARAS BrasilInstagram CARAS BrasilYoutube CARAS BrasilTiktok CARAS BrasilSpotify CARAS Brasil

Morre piloto britânico Dan Wheldon, da Fórmula Indy

O piloto Dan Wheldon se envolveu em um acidente grave durante uma etapa decisiva da Fórmula Indy e não resistiu aos ferimentos

Redação Publicado em 17/10/2011, às 00h20 - Atualizado em 08/08/2019, às 15h43

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Dan Wheldon - Getty Images
Dan Wheldon - Getty Images

Faleceu na tarde deste domingo, 16, o piloto britânico Dan Wheldon (33), que corria uma etapa decisiva da Fórmula Indy, em Las Vegas. Os pilotos realizavam a 11ª volta do circuito quando foram surpreendidos por um acidente múltiplo, que envolveu 15 carros. Dan, um dos pilotos atingidos pelo acidente, foi levado ao University Medical Center de helicóptero logo após o acontecimento, mas não resistiu aos ferimentos.

O piloto britânico corria a etapa de Las Vegas como convidado e, se vencesse, faturaria uma bolada de US$ 5 milhões que seria dividido com um fã. E mesmo largando do fundo do grid, já tinha conseguido se desvencilhar de alguns carros até seu acidente.

Emocionado, o também piloto da Fórmula Indy, Hélio Castroneves (36), deu sua declaração sobre o parceiro de corridas: "O Dan era um cara tão legal, alegre, estava sempre de bom humor. Um cara desses que a gente sente satisfação em conhecer. Ele tinha um filho na idade da Mikaella [filha do piloto brasileiro de 1 ano e 9 meses] e outro bebezinho de alguns meses. Então, todos nós estamos arrasados, com o coração apertado. É uma perda enorme, do profissional, do cidadão e do pai de família. Só tenho de orar muito para que sua alma seja recebida com todas as glórias no Reino de Deus e que ampare sua família", afirmou.

“É tão difícil falar nessas horas. Não é concebível a morte de um jovem justamente num esporte que amamos tanto, que é vida, alegria e emoção. Claro que o automobilismo tem seus riscos, mas a morte não faz parte da cartilha do esporte, não pode fazer parte, entende? Não temos controle do nosso destino e muito menos sabedoria para entender o porquê das coisas”, acrescentou Helinho.

Dan Wheldon faz parte de uma seleta lista de pilotos que já venceu mais de uma vez as 500 Milhas de Indianápolis. O inglês venceu a edição de 2005 e a de 2011, uma das poucas provas que iria disputar na temporada. Ele também já foi campeão da Fórmula Indy, na edição de 2005. O corredor era casado há três anos e tinha dois filhos: Sebastian (2) e Oliver, de apenas sete meses. Ele e sua família residiam em São Petersburgo, Flórida.