CARAS Brasil
Busca
Facebook CARAS BrasilTwitter CARAS BrasilInstagram CARAS BrasilYoutube CARAS BrasilTiktok CARAS BrasilSpotify CARAS Brasil

MINIPÊRA PORTUGUESA

Redação Publicado em 15/04/2008, às 14h20

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
MINIPÊRA PORTUGUESA
MINIPÊRA PORTUGUESA
São muitas as variedades modernas da pêra comum (Pyrus communis), fruta do sudeste da Europa e do oeste da Ásia que chegou à América principalmente pelas mãos dos ingleses. A portuguesa, ou pêra-Rocha, é produzida no oeste de Portugal, de Mafra a Alcobaça, e recebe o selo de Denominação de Origem Protegida (DOP), como certos vinhos e queijos. Surgiu em meados do século XIX na fazenda do agricultor Pedro António Rocha, em Conselho de Sintra, e logo se espalhou pela região, ganhando, em pouco tempo, a preferência nacional. Hoje, mais de 90% das peras portuguesas são da variedade Rocha. É a fruta mais exportada pelo país, sendo Inglaterra e Brasil os principais mercados de destino. As miniperas portuguesas que encontramos nos mercados são apenas peras-Rocha que não atingiram o tamanho ideal para receber o selo DOC. Sua delicadeza, no entanto, fez com que ganhassem destaque. De casca amareloclara e com pintinhas marrons, elas têm polpa clara, doce, um pouco granulosa e extremamente aromática, passando de crocante a cremosa, de acordo com o grau de amadurecimento. Por serem resistentes ao transporte e ao manuseio, são ótimas para o consumo in natura, em lanches ou em saladas doces e salgadas, acompanhadas de outras frutas ou de folhas. Quem gosta de inventar, pode criar entradas inesquecíveis combinando-as com presunto, peito de peru defumado e queijos (gorgonzola, roquefort, brie e camembert). Também dão deliciosas coberturas e recheios para tortas, crepes e bolos. Boa idéia é aproveitar o charme de seu tamanho preparando-as inteiras, cozidas no vinho ou em calda de especiarias. Sorvete de creme e chocolate derretido são bons acompanhamentos para essas receitas.

Saúde

É ruim para Pessoas com diarréia, porque além de conter alto teor de fibras possui leve efeito laxativo; e ser usada como única fonte de alimento, pois é pobre em energia e gorduras. É bom para Quem quer emagrecer, já que é pouco calórica e rica em vitaminas e minerais; portadores de pressão alta, por ser pobre em sódio; e como regulador dos intestinos.

Ficha técnica

100 g de minipêra portuguesa contêm: Vit. C - 4 mg Vit. E - 0,502 mg Cálcio - 11 mg Cobre - 0,113 mg Ferro - 0,25 mg Magnésio - 5,98 mg Fósforo - 11 mg Potássio - 125 mg Selênio - 0,746 mcg Zinco - 0,12 mg Calorias - 59 Proteínas - 0,39 g Carboidratos - 15,1 g Gordura - 0,4 g Fibras - 3 g Vit. A - 2 RE Folacina - 7,27 mcg

Como se escolhe

Encontradas em alguns supermercados, hortifrutigranjeiros e mercados municipais, as miniperas portuguesas devem ter entre 60 e 70 gramas e ser bojudas na base. É esperado que tenham manchas marrons na casca. Aperte delicadamente a região próxima ao cabo para ver se está madura: deverá ceder um pouco. Evite as que estiverem moles ou com a casca machucada. Caso não queira consumir de imediato, escolha as mais firmes, embale em saco plástico e guarde na gaveta inferior da geladeira. Para o consumo rápido é melhor deixá-las em temperatura ambiente, em local arejado, separada das outras frutas. A proximidade de maçã, banana e kiwi acelera a maturação.

Como se prepara

Pode ser usada com ou sem a casca. Se for retirá-la, faça-o com uma faca afiada e fina, para não desperdiçar a polpa. Uma vez cortadas ou descascadas, mergulhe as peras em água com limão para que não escureçam. Para prepará-las com vinho tinto ou calda de especiarias, descasque-as, mantendo o cabinho, e retire o miolo com as sementes por baixo, usando um boleador. Uma receita simples e deliciosa é este sanduíche: refogue fatias de miniperas na manteiga com uma pitada de açúcar e recheie o pão de sua preferência, acrescentando presunto cru, nozes picadas e mostarda. Outra opção é combinar a pêra com gorgonzola e cream cheese. As mesmas receitas dão ótimos canapés.

Minha receita

Carlos Bettencourt (empresário e restaurateur)Carlos Bettencourt (empresário e restaurateur) Miniperas ao vinho são um sucesso. Para prepará-las, descasque 1 kg dessas frutas, deixando o cabo (reserve-as em água com gotas de limão ou sal para não escurecerem). Lave-as e arrume-as no fundo de um tacho de ferro branco. Junte 1 xíc. de vinho tinto, 1 e 1/2 xíc. de açúcar, suco de 1 limão e 1 col. (café) de canela. Cozinhe por 30 min (vire quatro vezes). Reserve. Descasque 1 kg de maçãs, corte-as em gomos finos e cozinhe com 12 e 1/2 col. (sopa) de açúcar até obter um purê. Espalhe o purê num prato e arrume as peras sobre ele. Reduza o caldo do cozimento das peras. Regue.