CARAS Brasil
Busca
Facebook CARAS BrasilTwitter CARAS BrasilInstagram CARAS BrasilYoutube CARAS BrasilTiktok CARAS BrasilSpotify CARAS Brasil

MINIPÃO PITA

Redação Publicado em 10/10/2007, às 09h53

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
MINIPÃO PITA
MINIPÃO PITA
Os primeiros pães, criados pelos etruscos, eram uns discos feitos de farinha e água, assados sobre pedras aquecidas em fogueiras. Deles descendem os pães pita, nome que vem do grego petta (camada fina e chata). Ao Brasil, o pita chegou com imigrantes árabes, já no século XX. Também chamado de pão árabe ou sírio, inspirou o sanduíche beirute, com queijo, presunto, ovo e alface, além de variações que incluem rosbife, filé mignon, frango e peito de peru entre outras. Composto de duas camadas macias, elásticas e aderidas apenas nas bordas, o pita parece uma bola estufada, quando está assando. Uma vez fria, a bola murcha e fica parecendo uma bolsa, ótimo receptáculo para recheios: coalhada seca, pasta de berinjela, de grão de bico, molho de gergelim, ovos e verduras picadas, entre outros. Há muitas receitas de pita, mas os ingredientes básicos são farinha, água, sal, açúcar e fermento. Manteiga, óleo, azeite e leite podem ser adicionados. A forma de comê-lo também varia. Em Atenas, é servido com molhos como o tzatziki, mistura de iogurte, pepino e alho; com homus, pasta de grão de bico com tahine, que é uma pasta de gergelim; ou com taramasalata, um purê com ovas de peixe. Em Israel, uma versão maior acolhe espetinhos, além do faláfel, bolinho de grão-de-bico. O tipo pequeno tem cerca de 25 g e pode ser coberto com pastas e queijos, à moda das mini-pizzas, ou servido como sanduíche de coquetel. Cortado em meia-lua e tostado com temperos (zahtar, azeite, páprica, pimenta), vai bem com patês e coalhada seca e pode entrar em sopas, molhos e saladas, como a fatuche,de legumes e temperos.

Saúde

É ruim para Quem tem doença celíaca (alergia ao glúten, presente em pães de trigo, centeio, aveia e cevada); pessoas que fazem regime de emagrecimento devem preferir recheios de vegetais. É bom para Atletas e gente que gasta muita energia, por ser calórico e ter baixo teor de gordura; crianças, quando recheado, pois torna-se veículo de proteínas, vitaminas e minerais.

Ficha técnica

100 g de minipão pita contêm: Niacina - 4,63 mg Ác. Pant. - 0,397 mg Cálcio - 86 mg Ferro - 2,63 mg Magnésio - 26 mg Fósforo - 97 mg Potássio - 120 mg Selênio - 30 mcg Sódio - 537 mg Zinco - 0,84 mg Calorias - 275 Proteínas - 9,1g Carboidratos - 55,7 g Gordura - 1,2 g Fibras - 1,6 g Vit. B1 - 0,598 mg Vit. B6 - 0,33 mg Folacina - 24 mcg

Como se escolhe

Você encontra o minipão pita em supermercados, padarias e casas de produtos árabes. Ele pode ser branco, integral ou coberto com gergelim. Há ainda a versão torrada, ideal para servir com pastas e coalhada seca. Em geral, é vendido em sacos plásticos. Verifique se não apresentam furos e se o rótulo traz informações sobre o fabricante e prazo de validade. Observe bem para detectar a presença de mofo e evite comprar pães partidos, pois é complicado recheá-los. Conserve no saco plástico fechado, em temperatura ambiente, por uma semana, no máximo. O pão fresco pode ser congelado por até dois meses.

Como se prepara

Misture 270 ml de água com 1 e 1/2 col. (chá) de fermento biológico seco e 1 e 1/2 col. (chá) de açúcar. Quando espumar, junte 1 col. (chá) de sal, 1 col. (sopa) de azeite e 3 xíc. de farinha de trigo. Sove bem, cubra e espere dobrar de volume. Divida em 20 bolas e deixe crescer de novo. Abra as bolas com rolo até que fiquem com espessura de 0,5 cm. Deixe crescer mais. Aqueça a fôrma no forno, transfira para ela os discos e asse-os por 5 min ou até inflarem e dourarem. Guarde os pães, ainda mornos, em saco plástico. Se quiser, corteos ao meio, pincele com azeite, polvilhe sal, páprica e raspas de limão e asse até dourar.

Minha receita

Gilberto Barros(apresentador de televisão)Gilberto Barros(apresentador de televisão) Este sanduíche de faláfel, inspirado em receita do restaurante paulistano Brasserie Victória, é uma delícia. No processador, bata bem 300 g de grãode-bico e 200 g de fava cozidos. Junte 2 xíc. de salsa picada e 1 xíc. de farinha de trigo. Bata mais. Adicione 1 col. (sopa) de cominho, 1 col. (chá) de bicarbonato de sódio, 1 col. (chá) de pimenta síria e sal a gosto. Misture bem. Faça bolinhas e frite-as até que dourem. Para o molho, misture 3 col. (sopa) de tahine, 1 col. (sopa) de suco de limão, 1 xíc. de tomate em cubos, 1 cebola em cubos, 1 xíc. de salsa picada e sal a gosto. Aí, é só rechear os minipães pita com três bolinhos e um pouco de molho. Fácil, não?