CARAS Brasil
Busca
Facebook CARAS BrasilTwitter CARAS BrasilInstagram CARAS BrasilYoutube CARAS BrasilTiktok CARAS BrasilSpotify CARAS Brasil

MINIMELANCIA

Redação Publicado em 04/01/2007, às 11h54

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
MINIMELANCIA
MINIMELANCIA
Quem quer comer melancia não precisa mais comprar aquela fruta gigante, difícil de acomodar na geladeira e da qual, invariavelmente, boa parte acaba indo para o lixo. Já existe uma melancia tão pequena que é possível segurá-la com apenas uma mão - prática e igualmente gostosa. A variedade comum dessa fruta africana chegou ao Brasil com os escravos. Planta rasteira, ela é da família das cucurbitáceas, a mesma do melão, da abóbora e do pepino. O tipo pequeno não se constitui num transgênico (fruto da mistura de espécies), como muitos pensam, mas num híbrido (resultado do cruzamento de variedades da mesma espécie). A técnica pela qual é obtido, chamada melhoramento genético, permite juntar as melhores características de duas ou mais plantas e produz frutos sem sementes ou com poucas delas. Para se obter algumas boas para cultivo, precisam ser realizados repetidos cruzamentos, com polinização manual. Por esse motivo, a minimelancia custa mais caro. Mesmo assim, tornou-se um sucesso nos Estados Unidos e na Europa e vem ganhando adeptos no Brasil. Cultivada principalmente no Nordeste, além da praticidade do tamanho e de ter poucas sementes, ela apresenta casca e entrecasca (a parte branca) muito finas. Seu aproveitamento é quase integral. A polpa, em geral vermelha, embora haja tipos de cor laranja e amarela, é suculenta e doce. Deliciosa para se comer in natura, em fatias ou em bolinhas feitas no boleador, prestase também ao preparo de coquetéis, molhos, saladas, gelatinas, sorbets e uma infinidade de outros pratos, doces e salgados. Receitas, produção e estilismo culinário:Maria Luiza de Brito Ctenas. Pesquisa de texto e informações nutricionais:Neide Rigo, nutricionista.

Saúde

É ruim para Pessoas que sofrem de uremia (retenção de minerais no sangue), em função da quantidade de potássio; e quem necessita restringir os líquidos. É bom para Quem tem problemas renais e não precisa restringir líquidos, porque é diurética; e prevenir câncer de próstata, pois contém licopeno (a vermelha).

Ficha técnica

100 g de minimelancia vermelha contêm: Calorias - 32 Proteínas - 0,62 g Carboidratos - 7,19 g Gordura - 0,43 g Fibras - 0,4 g Ferro - 0,17 mg Folacina - 0,212 mcg Vit. A - 37 RE Vit. B1 - 0,08 mg Vit. B6 - 0,144 mg Niacina - 0,2 mg Vit. C - 9,63 mg Vit. E - 0,15 mg Cálcio - 8 mg Cobre - 0,032 mg Magnésio - 11 mg Fósforo - 16,9 mg Potássio - 116 mg Selênio - 0,4 mcg Sódio - 2 mg

Como se escolhe

Bons supermercados vendem a minimelancia e em alguns é possível encontrar o produto de cultivo orgânico. A mais comum tem polpa vermelha, com casca rajada ou verde escura, mas há também variedades com polpa laranja ou amarela e de casca amarela e polpa vermelha. Todas pesam, em média, 1,5 kg. A casca deve ser sempre firme, brilhante e sem manchas. Escolha as mais pesadas para o tamanho e prefira comprar a fruta inteira. Se houver alguma partida, verifique a cor: quanto mais viva, mais doce. Inteira e com o cabinho, pode durar, em local fresco e arejado, cerca de um mês, mas é mais seguro consumi-la em uma semana.

Como se prepara

A minimelancia pode ser descascada, mas é mais prático cortá-la em fatias e retirar a polpa com faca. Se quiser, escave o miolo com um boleador e faça salada de frutas com as bolinhas, servindo na própria casca. Para o suco, bata a polpa sem água e sem açúcar. Incremente com folhas de hortelã, gotas de suco de limão ou um pouco de gengibre e gelo. Use o suco para fazer gelatina (compre o produto em pó sem cor e sem sabor e siga as instruções da embalagem). Neste caso, adoce um pouco. Leve para gelar dentro da própria casca e, quando estiver dura, corte em fatias, como se fosse a melancia fresca.

Minha receita

Rosangela Lyra (diretora da Christinan Dior do Brasil)Rosangela Lyra (diretora da Christinan Dior do Brasil)Indico esta salada de melão, melancia e Cointreau. Prepare a calda. Ponha 2/3 de xíc. de suco de laranja numa panela. Junte 1/4 de xíc. de adoçante forno e fogão e 2 col. (sopa) de geléia de abacaxi diet. Cozinhe, mexendo, por 1 min. Retire. Junte 1/4 de xíc. de Cointreau. Deixe esfriar. Cubra com filme plástico. Gele por 3 horas. Com um boleador, tire bolinhas da polpa de 2 melões orange. Reserve também as cascas. Retire bolinhas também de 1 melão net e de 1 kg de melancia. Reserve. Junte as bolinhas de melão e de melancia numa tigela. Ponha 3 xíc. de salsão fatiado fino e 1/2 xíc. de folhas de hortelã. Junte a calda. Mexa. Distribua em 4 cascas de melão. Sirva.