CARAS Brasil
Busca
Facebook CARAS BrasilTwitter CARAS BrasilInstagram CARAS BrasilYoutube CARAS BrasilTiktok CARAS BrasilSpotify CARAS Brasil

MINIAGRIÃO

Redação Publicado em 27/04/2006, às 17h55

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
MINIAGRIÃO
MINIAGRIÃO
O agrião, nativo do Oriente Médio, é da espécie Nasturtium officinale, família das crucíferas. É conhecido também como agrião-do-rio, agrião-d'água e agrião-aquático. Os nomes se justificam pois se trata de uma planta semiaquática, que nasce em terrenos alagados, argilosos úmidos ou riachos de água límpida e fria. O caule é rastejante; algumas raízes o fixam ao solo e outras, finas, absorvem nutrientes da água. O miniagrião tem caule reto. Seu cultivo comercial em geral é feito por hidroponia ou à maneira orgânica. Verduras e legumes miniatura viraram mania pela praticidade e efeito decorativo. Mas o tamanho menor não significa menos sabor. Ao contrário. Miniagriões, por exemplo, concentram o sabor fresco e picante da planta grande. São de vários tamanhos, mas têm em média 8 centímetros. Já há nos Estados Unidos também a categoria das microverduras, cujo tamanho está entre o dos brotos e o das miniverduras. Aqui, por enquanto só temos os mini, ou precoces. São variedades que amadurecem com menor tamanho e em menos tempo. Com isso, perdem estatura, mas não qualidade: além do sabor, têm a virtude de ser mais tenros e crocantes. Na França, pratos de agrião são chamados de cressonnière, ou à la cressonnière. O miniagrião adapta-se a todos. Mas, como a graça está em usar as folhas cruas, dá deliciosa salada à la cressonnière, com batata, ovo e salsa. Adapta-se ainda à potage à la cressonnière, sopa cremosa com as folhas e batata, engrossada com gema. Faz "camas" verdes (veja a"Minha receita") para pratos de peixes ou frutos do mar.É uma escolha saudável para recheio de sanduíches com embutidos ou queijos. Pode ser usado, finalmente, em purês e risotos. Receitas, produção e estilismo culinário: Maria Luiza de Brito Ctenas. Pesquisa de texto e informações nutricionais: Neide Rigo, nutricionista.

Saúde

É ruim para Portador de males intestinais, que deve diminuir a quantidade de fibras para não estimular os movimentos peristálticos; e consumir em excesso, pois pode irritar estômago. É bom para Quem deseja emagrecer ou está de olho na balança, porque é um alimento de baixíssimo valor energético; e ser usado (quando cru) como fonte de vitamina C e fibras.

Ficha técnica

100 g de miniagrião contêm: Calorias - 11 Proteínas - 2,3 g Carboidratos - 1,29 g Gordura - 0,1 g Fibras - 1,18 g Vit. C - 43 mg Carotenóides - 470 RE Vit. B1 - 0,088 mg Vit. B2 - 0,118 mg Niacina - 0,2 m Vit. B6 - 129 mg Folalcina - 9,18 mcg Vit. C - 43 mg Cálcio - 120 mg Cobre - 0,076 mg Ferro - 0,2 mg Potássio - 330 mg Sódio - 41 mg

Como se escolhe

Não é uma verdura que se encontre em abundância. Mas pode ser adquirida em alguns supermercados, feiras livres ou feiras de produtos orgânicos. Em geral é vendida em maços ou apenas as folhas, já higienizadas e acondicionadas em bandejas de isopor. As folhas são frágeis e facilmente se rasgam ou ficam danificadas, em especial se a amarra estiver apertada demais. Devem ser pequenas, de coloração verde bem forte e uniforme. Veja se estão inteiras e vistosas. Rejeite quando amareladas, murchas e rasgadas, ou se apresentarem manchas. Os talos devem estar tenros e também não devem ter qualquer tipo de mancha.

Como se prepara

Desamarre o maço e remova folhas estragadas. Guarde em sacos plásticos, na gaveta da geladeira, e utilize em dois a três dias. Ao usar, retire a ponta dos talos que estiverem fibrosos ou com a extremidade escura. Lave as folhas, uma a uma, em água corrente. Se for usar cruas, ponha de molho em solução para desinfetar verduras. Escorra. Enxágüe. Seque com papel ou centrífuga. Se for cozinhar, não é preciso desinfetar. Pode substituir o agrião comum em qualquer prato. No purê, por exemplo: refogue em manteiga quente folhas de agrião até amaciarem. Peneire. Junte purê de batata ou ervilha. Mexa, salgue e sirva decorado com as folhinhas.

Minha receita

Tom Zé (cantor e compositor)Tom Zé (cantor e compositor) Gosto de comer em casa. Como viajo muito, é uma festa quando posso me deliciar com a comida de minha mulher, Neusa Martins. Gosto deste prato que ela faz. Pega uma posta de atum fresco (200 g). Tempera com 1 alho amassado, 1 col. (chá) de azeite português, 1/2 col. (chá) de sal, 1 col. (sopa) de cebolinha-verde picada e 1 col. (chá) de gengibre ralado. Reserva na geladeira por 2 horas. Passa tudo à panela. Cozinha, pingando água de vez em quando, por 30 min, ou até o atum começar a desmanchar. Junta 1/2 cebola picada que deixou de molho em água por 30 min para retirar a"maldade". Faz no prato uma "cama" de cenoura ralada e miniagrião temperados com azeite de oliva, sal e suco de limão. Coloca em cima o atum cozido.