CARAS Brasil
Busca
Facebook CARAS BrasilTwitter CARAS BrasilInstagram CARAS BrasilYoutube CARAS BrasilTiktok CARAS BrasilSpotify CARAS Brasil

João Carlos Martins se rende ao samba

O maestro João Carlos Martins é o homenageado do enredo da Vai-Vai de 2011. Veja como começou a história de 'amor' entre ele e a escola!

Redação Publicado em 19/01/2011, às 19h26 - Atualizado em 24/01/2011, às 13h41

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
João Carlos Martins, homenageado pela Vai Vai - Carol Castro
João Carlos Martins, homenageado pela Vai Vai - Carol Castro
A paixão maior do maestro João Carlos Martins sempre foi a música clássica. Não à toa, tornou-se um dos maiores especialistas e intérpretes do compositor Bach. Por diversas fatalidades e o LER, doença que compromete a funcionalidade dos membros superiores, o maestro acreditou, por diversas vezes, que jamais voltaria a se dedicar à música. Mas sua força de vontade e adaptação às limitações, levou-o à construção do projeto A Música Venceu . Tanta dedicação acarretou milhares de homenagens mundo afora e culminou em, nada menos, que o tema para o enredo da escola de samba Vai Vai. "Eu já recebi homenagens em diversos lugares do Brasil e do mundo, mas essa foi, sem dúvidas, uma das que mais me emocionou. Porque ele fala de um sonho, de quem se dedica à uma causa", explicou o maestro emocionado. João se deparou com uma junção incrível de música: bateria de escola de samba e música clássica. "Tenho a humildade para reconhecer que a ideia partiu do maestro Isaac , em um projeto com a Mangueira", afirmou João, que, ao conhecer o projeto, imediatamente procurou a Vai-Vai a fim de engendrar projetos igualmente incríveis. "Na Virada Cultural de 2007 não havíamos agendado nada aqui na escola. O maestro me ligou e disse, 'organiza o pessoal da bateria'. Eles tinham tocado apenas uma vez, antes que essa apresentação [5ª Sinfonia do Beethoven] fosse transmitida em cadeia nacional", afirmou o vice-presidente da escola Ricardo Maluf. "Existe uma energia muito legal com o maestro", explicou. A relação entre maestro e bateria, samba e a música clássica, fluiu tão bem, que as apresentações foram parar na Sala São Paulo. E se engana quem pensa que a parceria parou por aí. "Dia 25 de setembro, estaremos no Lincoln Center, para mostrar a influência dos ritmos africanos na música brasileira", contou João, que não poupa esforços para elogiar a qualidade da bateria da Vai-Vai.