CARAS Brasil
Busca
Facebook CARAS BrasilTwitter CARAS BrasilInstagram CARAS BrasilYoutube CARAS BrasilTiktok CARAS BrasilSpotify CARAS Brasil

LOURO

Redação Publicado em 03/10/2007, às 12h41

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
LOURO
LOURO
Diz a mitologia que, cansada de fugir do apaixonado Apolo, deus do Sol, a ninfa Dafne pediu ao pai, Peneu, que a transformasse numa planta. Ele, então, a teria convertido em um loureiro, dando origem a esta árvore. Mas isso são histórias. Segundo o filósofo grego Teofrasto (372-287 a.C.), a erva foi levada à Europa por colonizadores gregos vindos do Oriente. Considerada símbolo de superioridade e glória, imperadores, atletas e poetas passaram a ser agraciados com coroas feitas de suas folhas. O nome latino Laurus foi citado pela primeira vez por Plauto (cerca de 254- 184 a.C.) e aparece também na Bíblia. Uma das poucas ervas aromáticas provenientes de árvore, o louro tem a vantagem de conservar as características quando seco. Seu óleo essencial é muito empregado pela indústria como aromatizante e pesquisas já mostraram que tem efeito sedante e até narcotizante, quando em altas doses, além de combater os radicais livres e ter ação fungicida, bactericida e parasiticida. O uso em conservas, portanto, não se dá só pelo agradável aroma. Do mesmo modo, não é coincidência que entre no tempero de leguminosas (feijão, lentilha e grão-de-bico): ele inibe a formação de gases - que esses alimentos costumam provocar. Na cozinha francesa, entra no bouquet garni, com salsa, tomilho e, às vezes, outras ervas, como lavanda, alecrim, cerefólio, sálvia e salsão. Tempero constante do feijão brasileiro, é usado em sopas, caldos, cozidos, molhos e não pode faltar na tradicional feijoada. Como a folha não tem textura agradável, deve ser retirada dos preparos. Em pó, o louro vai bem em marinadas, fritadas, sopas de cebola, terrinas, patês e curries.

Saúde

É ruim para Ser consumido em excesso, pois em altas doses o metileugenol, substância presente no óleo essencial das folhas, pode ter ação sedante e mesmo narcótica. É bom para Pessoas nervosas, pois tem metileugenol, que é levemente sedante; estimular o apetite; e combater os radicais livres, que aceleram o envelhecimento.

Ficha técnica

100 g de louro seco em pó contêm: Calorias - 188 Proteínas - 4,2 g Carboidratos - 47,1 g Fibras - 4,6 g Vit. B1 - 0,01 mg Vit. B2 - 0,21mg Niacina - 1,3 mg Vit. C - 46 mg Carotenos - 1 050 mcg Cálcio - 187 mg Ferro - 5,3 mg

Como se escolhe

Folhas secas e pó de louro podem ser comprados em qualquer supermercado. Procure marcas idôneas, evitando levar gato por lebre. O louro tem aroma acentuado, que lembra cravo e canela (por isso, às vezes é usado na goiabada e no arroz-doce). As folhas devem estar verdes e limpas, sem mofo. O pó, também verde, precisa estar seco e solto. Nas feiras e em alguns mercados se acha a erva fresca, em galhos. As folhas, mais cheirosas, devem estar inteiras. Se for usá-las logo, deixe na geladeira. Do contrário, lave o galho, pendure até secar e guarde as folhas em vidro escuro.

Como se prepara

No arroz-doce, em pudins e em cremes para sobremesa, as folhas podem ser fervidas junto com o leite ou outro líquido que entre na receita. Uma folha na massa do bolo também produz sabor e aroma agradáveis. Coloque algumas dentro do recipiente em que guarda o arroz - ele ficará aromatizado e livre de insetos. O louro pode ainda ser usado em picles ou para temperar vinagre, azeite e conservas de pimenta. Para um bouquet garni, amarre com fio resistente dois galhos de salsa e dois de tomilho frescos, mais uma folha de louro. Use o louro em pó comedidamente, até que se acostume com o sabor.

Minha receita

Solange Frazão (personal trainer e apresentadora de televisão)Solange Frazão (personal trainer e apresentadora de televisão) Este sanduíche de salmão defumado é uma receita do chef Evandro Rodrigues, do restaurante Pé de Manga, de São Paulo. Ponha 100 g de salmão defumado em uma travessa. Junte 1 col. (chá) de sal grosso, 1/2 col. (chá) de endro e 3 folhas de louro. Reserve, na geladeira, por cerca de 12 horas. Retire o salmão da geladeira. Grelhe-o dos dois lados. Reserve. Pegue 2 fatias de pão de fôrma light. Passe nelas 50 g de cream cheese light. Ponha a primeira em um prato. Junte o salmão grelhado e 1 folha de alface americana bem lavada e seca. Cubra com a outra fatia de pão. Sirva logo em seguida.