Revista CARAS
Facebook Revista CARASTwitter Revista CARASInstagram Revista CARASYoutube Revista CARASTiktok Revista CARAS

Living Design: Tendências para o décor pela WGSN

Confira as tendências para a decoração da cozinha e da sala de banho

Redação Publicado em 05/04/2012, às 08h24

Andrea Bisker durante a palestra no HomeLife Summit - Divulgação
Andrea Bisker durante a palestra no HomeLife Summit - Divulgação

O congresso do qual fui idealizadora, o HomeLife Summit, contou com a presença de Andrea Bisker, diretora do badalado instituto de tendências WGSN, apresentando três macrotendências de estilo para o design de interiores. Te explico, abaixo, como criar em dois ambientes do seu lar: a cozinha e a sala de banho.

Idiomatic
A primeira tendência é a Idiomatic que retorna às raízes, então é a hora de resgatar valores e particularidades culturais com um novo olhar para o passado e para o regional. “Vai chegar a hora em que todos vocês gostarão de ser chamados de provincianos”, brinca Andrea. Segundo ela, agora o regional é cool. Indico esse vídeo para você fica sabendo mais sobre essa tendência:

“O banheiro Idiomatic tem tudo a ver com prazer, e principalmente com o respeito aos rituais de cada cultura”, explica Andrea. Para montar uma sala de banho que siga essa tendência, invista em azulejos decorativos e materiais que remetam à cultura utilizada como referência. A cozinha é eclética e traz influências artísticas e artesanais de países mediterrâneos, orientais e tropicais, como Espanha, Marrocos e México. As cores são quentes e os materiais são naturais, como madeira, cerâmica, pedra e metal martelado.

Story of Now
O presente não é um lugar de idealização, e o WGSN identificou comportamentos que pretendem dar um novo olhar à atualidade, sem exageros ou romantismos. “É a celebração do real, do mundano transmitido através da forma de viver”, explica Andrea. Confira o vídeo da WGSN explicando essa tendência:

A estética do Story of Now é industrial. Nos ambientes que seguem essa tendência, o digital encontra o analógico e materiais naturais são combinados com ferro e metal. Os tons são os ultrapálidos e os neutros, como azuis e verdes suaves, cinzas e rosas cinzentos. O tom de papel branco fresco é bem importante para dar leveza à cartela de cores e o cinza é coringa, utilizado para tirar a doçura dos tons pasteis. Um material muito utilizado para essa tendência, e que dá um aspecto moderno e interessante, é a madeira de papel. Feita de rolos de papel jornal reutilizado, é barata e resistente, e fornece um efeito colorido e delicado ao ambiente.

O banheiro é contemporâneo, com uma leve inspiração retrô. Nele, são misturadas texturas e cores sofisticadas. Os materiais utilizados são nobres como madeira, cerâmica, pedra, algodão e mármore. As superfícies são lisas ou levemente texturizadas, sem muitos detalhes. A cozinha tem aspecto modernista industrial e nela se vê a mistura de madeira e metal, cor e laminado. O metal esmaltado é a peça-chave. “A sensação é de uma cozinha moderna com um mix de cores naturais e pasteis cinzentos”. Madeiras, metais escovados e fórmicas são predominantes, e os plásticos são usados com textura fosca, suave e macia.

Wonderlab
“A ciência é a nova fronteira do luxo, tanto para inspiração quanto para desenvolvimento de produtos”, afirma a diretora do WGSN. A Wonderlab é a tendência futurista, inspirada na ciência e em ficção científica. Nela, pode-se abusar de cores, formas e de tecnologia com o objetivo de maravilhar e encantar. Cores vivas e tons médios são combinados com prata e cinzas neutros. Verdes ácidos, amarelos e azuis devem ser usados sem medo, com o intuito de parecer como se fossem “cores de outra galáxia”, segundo a palestrante. Nesse vídeo você fica sabendo mais do assunto:

O banheiro tem ares de ficção científica moderna. A cor é onipresente e usada em contrastes brilhantes ou em negro, através de blocos monocromáticos. Os materiais são high-tech e o brilho é predominante. Há uso de mosaicos e desenhos que parecem moleculares, obtido com azulejos e toalhas. Os acessórios, feitos de plástico, cerâmica ou vidro, recebem cores saturadas e transparência. A cozinha é brilhante e de altíssima tecnologia. Uma geladeira de cor forte e tela touch-screen, por exemplo, é a cara do ambiente. Aços inoxidáveis, plásticos, acrílicos, transparências, esmaltes e cerâmicas, aparecem combinados e sempre em tons fortes. No Wonderlab, a cozinha é o espaço de experimentação de cor e forma por excelência.

Na galeria você confere as fotos que eu postei para exemplificar as tendências. E se você é apaixonado por decoração como eu, não deixe de acessar o portal, livingdesign.net.br.