Revista CARAS
Facebook Revista CARASTwitter Revista CARASInstagram Revista CARASYoutube Revista CARASTiktok Revista CARASSpotify Revista CARAS

LIVING DESIGN: Os novos banheiros

O banheiro tem recebido a mesma atenção que os demais no que diz respeito à decoração e tecnologia. Os novos banheiros são verdadeiras "salas de banho"

Redação Publicado em 16/12/2010, às 17h42 - Atualizado em 01/07/2011, às 15h20

Smarthydro - a banheira brasileira mais premiada - Reprodução
Smarthydro - a banheira brasileira mais premiada - Reprodução

Assim como tem acontecido com a sala e a cozinha, o banheiro e o quarto estão cada vez mais integrados. Há até quem diga que esses novos banheiros são verdadeiras "salas de banho", porque além de serem o espaço de colocar a higiene pessoal em dia, se transformaram num oásis de paz e tranqüilidade, onde você pode ser você mesmo sem nenhum tipo de restrição. Por isso, este cômodo tem recebido a mesma atenção que os demais no que diz respeito à decoração e tecnologia. No entanto, muita calma se sua intenção é reformar o banheiro de uma hora para outra: ele é o ambiente da casa que, depois da cozinha, exige mais planejamento. As opções são mais limitadas (por conta das conexões hidráulicas), e erros podem acabar saindo caro, pois uma vez que os locais onde serão instalados torneira, vaso sanitário e chuveiro estão definidos, não há mais como trocar - a não ser com muito quebra-quebra. Para deixar seu banheiro agradável, algumas medidas devem ser respeitadas. A pia deve ser colocada em um lugar que te permita ficar em frente a ela confortavelmente, e de preferência perto da janela, para facilitar tarefas como fazer a barba ou maquiagem.O vaso sanitário deve ter espaço livre à frente, para que não haja necessidade de encolher as pernas ao sentar. Ter um armário embaixo da pia é o ideal para guardar cosméticos e outros produtos. Se você não se importar em deixar os seus à mostra, outra boa opção são prateleiras, que economizam espaço. A tecnologia também é um fator importante. Hoje existem uma série de possibilidades para "turbinar" o banheiro e fazer do banho nosso de cada dia uma experiência de spa. As banheiras de hidromassagem sãoencontradas nos mais variados tamanhos e formas, e algumas até usam a cromoterapia para proporcionar relaxamento. Os chuveiros também estão ganhando novas propriedades: já existem aqueles que regulam a temperatura e a intensidade da água de acordo com a circulação sanguínea do usuário, e até os customizáveis. Outra novidade do mercado são os painéis de hidromassagem e as cabines de banho, que são um verdadeiro centro de tecnologia com painel digital touchscreen, em que é possível controlar a temperatura da água e da sauna, ouvir Rádio FM (já pensou que luxo escutar o Living Design enquanto toma banho?) ou CD, assistir a um DVD, e acionar o botão de pânico no caso de alguma emergência. De fato, o banheiro é uma fonte de assunto inesgotável. Em breve, volto a falar sobre as várias novidades que apareceram este ano e que em 2011 provavelmente farão parte da sua casa. Enquanto isso confira na galeria de fotos alguns equipamentos bem bacanas que eu selecionei. E se você quiser saber mais sobre arte, arquitetura, decoração e design não deixe de acessar o meu blog, onde posto notícias diariamente. (www.monicabarbosa.com.br)