Revista CARAS
Facebook Revista CARASTwitter Revista CARASInstagram Revista CARASYoutube Revista CARASTiktok Revista CARASSpotify Revista CARAS

LIVING DESIGN: Novidades no décor do banheiro e da cozinha

Confira as novidades de uma das feiras mais importantes do segmento de produtos e acessórios para cozinha e banheiro: a Kitchen & Bath Expo 2011!

Redação Publicado em 23/03/2011, às 15h50 - Atualizado em 01/07/2011, às 15h17

Nem só de louças brancas um banheiro pode ser feito - agora, as louças tem outras opções de cores - Divulgação
Nem só de louças brancas um banheiro pode ser feito - agora, as louças tem outras opções de cores - Divulgação

Está rolando essa semana aqui em São Paulo uma das feiras mais importantes do segmento de produtos e acessórios para cozinha e banheiro: a Kitchen & Bath Expo 2011, que apresenta as mais recentes tendências em design de interiores para estes ambientes. A mostra é restrita aos profissionais do segmento, mas o Living Design, que realiza a cobertura completa do evento, antecipa aqui na coluna as principais tendências. Passeando pelos corredores, eu pude perceber que quatro elementos norteiam as principais novidades. São eles sustentabilidade, tecnologia, cor e economia de espaço. No quesito produtos sustentáveis, é visível a grande preocupação das empresas com o assunto. A Roca, por exemplo, lançou a W+W, uma peça que integra lavatório e bacia sanitária, reduzindo o uso de água - depois de utilizada no lavatório, ela é filtrada e abastece o reservatório da bacia, o que proporciona uma economia de até 25%. A tecnologia aliada ao design também aparece bastante. A Grohe, marca alemã que está no Brasil desde 2009, está apresentando na Kitchen & Bath uma série de lançamentos cujo destaque são os acionamentos e controles digitais, que possibilitam monitorar à distância o volume e a temperatura da água de chuveiros e misturadores de cozinha. Outro lançamento bacana é o assento Deca Conforto, da Deca, que dentre outras características tem memorizador de preferências, sistema de filtragem de odor e LEDs que se acendem por sensor de presença. A cor, que antes não era vista com frequência, invade as louças antes sempre brancas, e também os metais. Com seu novo chuveiro Lumina, a Docol propõe quebrar a supremacia do cromado e disponibiliza a peça em preto, vermelho e verde. "Agora que as pessoas se descobriram como seres únicos e não seguem a moda cegamente, as cores ajudam a identificar quem mora naquela casa, além de trazerem mais alegria ao ambiente", explica Marcelo Alves, designer da marca. A Sanilusa, empresa portuguesa que tem inúmeras louças coloridas em seu portfólio, ainda acrescenta que o consumidor - principalmente o jovem - quer sair da mesmice, e usa a cor para isso. Por fim, percebi que a redução dos espaços está influenciando o design dos produtos, que estão mais compactos e agregando múltiplas funções. A própria W+W da Roca é um dos melhores exemplos disso. A Perflex Metais também contribui para a economia de m² com um chuveiro que sai do teto - e não da parede, como é de praxe. Na galeria de fotos da coluna, eu coloquei fotos dessas inovações garimpadas na Kitchen & Bath Expo - não deixe de conferir. E se você quiser saber mais sobre arquitetura, decoração e design, acesse meu blog: www.monicabarbosa.com.br. Até a próxima semana!