Revista CARAS
Facebook Revista CARASTwitter Revista CARASInstagram Revista CARASYoutube Revista CARASTiktok Revista CARASSpotify Revista CARAS

LIVING DESIGN: Hotéis mais que fashion

De uns tempos pra cá, estilistas de renome internacional tem atravessado a fronteira do mundo fashion e investido em outros negócios - a hotelaria é um dos principais deles.

Redação Publicado em 05/01/2011, às 15h32 - Atualizado em 01/07/2011, às 15h20

Quarto do Hotel Bulgari - Divulgação
Quarto do Hotel Bulgari - Divulgação

E já que estamos em época de férias, tem momento melhor para falar sobre alguns hotéis incríveis que tem surgido por aí? De uns tempos pra cá, estilistas de renome internacional tem atravessado a fronteira do mundo fashion e investido em outros negócios - a hotelaria é um dos principais deles. Tudo começou quando Karl Lagerfeld, nos idos dos anos 90, assumiu a direção artística de um hotel em Berlim, transformando a mansão de 1914 em um verdadeiro templo de luxo. Desde então, vários outros nomes famosos da modatambém estão imprimindo suas características em empreendimentos mais do que exclusivos. São os chamados haute hotels uma espécie de trocadilho com o termo haute coture (alta costura). Conheça alguns deles: Armani Hotels & Resorts - o estilista italiano levou seu minimalismo característico para o Oriente Médio e inaugurou, em abril de 2010, seu primeiro empreendimento hoteleiro: o Armani Hotel Dubai, que ocupa seis andares da torre mais alta do mundo, a Burj Khalifa. Tudo por lá, desde os móveis e objetos até a roupa de cama, foi desenhado por Armani. Em breve, serão inaugurados um hotel em Milão e um resort no Marrocos. Palazzo Versace Sea World Drive - Localizado na praia de Gold Coast, na Austrália, o hotel seis-estrelas de Donatella Versace - que tem no design de interiores uma grande paixão - não poderia deixar de ter a extravagância da marca como característica principal. Sua decoração mistura o clássico e o contemporâneo por meio de móveis e objetos que fazem referência a diversas partes do mundo. Hotel Missoni - a grife criada por Rosita e Ottavio Missonidá nome a um hotel de luxo em Edimburgo, na Escócia. É fácil perceber a identidade da marca na decoração dos ambientes e até nas padronagens dos lençóis e toalhas - todos coloridos e repletos de listras. Nos próximos anos, a grife italiana deve inaugurar mais dois hotéis no Oriente Médio. Diesel Pelican 826 Ocean Drive - O estilista italiano RenzoRosso, da Diesel, comprou em 1994 um hotel decadente em Miami Beach e o transformou num hotel mais que descolado, cuja decoração é um mix de influências vintage com o hi-tech do século 21. Uma curiosidade: muitos dos materiais usados na reforma do hotel foram reaproveitados de outros estabelecimentos demolidos na própria Ocean Drive. Quer coisa mais fashion do que sustentabilidade? Bulgari Hotels and Resorts - criar uma atmosfera de luxo contemporâneo: esse é o objetivo dos hotéis da Bulgari. Com uma unidade no lugar mais chic de Milão (próximo à Via Montenapoleone), e restaurantes badaladíssimos em Tokio, o destaque da rede é o resort que fica em Bali - são 59 vilas, cada uma com 300 metros quadrados e vista de 360° para o Oceano Índico. Toda essa exclusividade, claro, tem seu preço: US$ 1,1 mil a diária. Não deixe de acessar o meu blog, www.monicabarbosa.com.br, onde posto diariamente notícias sobre arte, arquitetura, decoração e design - te vejo lá!