Revista CARAS
Facebook Revista CARASTwitter Revista CARASInstagram Revista CARASYoutube Revista CARASTiktok Revista CARASSpotify Revista CARAS

LIVING DESIGN: O 'castelo das princesas' da designer Elisa Stecca

A designer de joias Elisa Stecca mora com suas duas filhas pré-adolescentes, Jade e Luz, e por isso chama sua casa de "castelo das princesas".

Redação Publicado em 12/01/2011, às 12h25 - Atualizado em 01/07/2011, às 15h19

A designer Elisa Stecca posando para o Living Design - Divulgação
A designer Elisa Stecca posando para o Living Design - Divulgação

O sonho da designer de joias Elisa Stecca sempre foi morar numa casa de vila, e há 13 anos ele se concretizou. Por acaso - ou por obra divina, nunca se sabe-, Elisa encontrou o lugar onde vive atualmente justo quando soube que o contrato firmado para alugar um apartamento próximo dali havia dado errado. A designer mora com suas duas filhas pré-adolescentes, Jade e Luz, e por isso chama sua casa de "castelo das princesas". Antes de se mudarem para o local, foram necessários seis meses de reforma para deixar a casa no jeito. Elisa faz questão de dizer que ali é um espaço lúdico, para que suas meninas e seus amigos se encontrem e se divirtam, num clima bem descontraído e sem nenhum tipo de frescura - os ambientes são para serem usados mesmo! Gentil como sempre, ela abriu as portas do seu lar para mim e para todos os leitores do Portal Caras. Vamos entrar? Elisa adora casa cheia. Ela costuma reunir os amigos na sala de jantar, que tem cadeiras originais dos anos 60 em volta de uma autêntica mesa do designer finlandês Alvar Aalto. Para sobrar mais espaço, a designer elaborou uma solução criativa: pendurou copos transparentes no lustre que servem de vasos para exuberantes flores. No living, uma aquisição recente que já virou xodó: a cadeira Charles e Ray Eames transparente. O banquinho redondo foi feito pelos irmãos Campana antes deles serem conhecidos no mundo todo. Quando Elisa o comprou, os designers a homenagearam dando seu nome à peça.As cadeiras Tenreiro dos anos 50 ganharam ares contemporâneos com suas almofadas forradas de tecido automotivo. O carrinho de chá é uma réplica do início do século XX. Nele, estão a luminária feixe e as luminárias criadas por Elisa em parceria com o fotógrafo Jacques Faing.O banco de madeira é, na verdade, um porta-partituras colocado na horizontal. A cozinha integrada aos demais ambientes da casa foi ideia de Elisa, que adora cozinhar. O lustre oriental, comprado na Liberdade, é trocado sempre, para manter o espaço renovado.A bancada, que fica na entrada do ambiente, é o local preferido da designer para fazer seus trabalhos domésticos. Nela ficam o prato com seu "retrato", feito por uma amiga, um vaso desenhado por ela (com as flores amarelas) e o vaso colorido, herdado da avó.O pátio interno é o lugar onde Elisa, Jade e Luz se reúnem para seus chás - e para brincar, claro. A luz natural é bastante convidativa, e a designer a aproveita para cultivar alguns temperos como alecrim e manjericão. Realmente foi uma delícia estar no "castelo das princesas" e desfrutar da atmosfera descontraída que há por lá. E se você quiser saber mais sobre arte, arquitetura, decoração e design não deixe de acessar o meu blog, onde posto notícias diariamente: www.monicabarbosa.com.br.