Revista CARAS
Facebook Revista CARASTwitter Revista CARASInstagram Revista CARASYoutube Revista CARASTiktok Revista CARASSpotify Revista CARAS

LIVING DESIGN: Arte até debaixo d'água

Foi inaugurado no fim do ano passado um museu subaquático com mais de 400 esculturas de pedra assinadas pelo artista Jason De Caires Taylor. Veja as fotos!

Redação Publicado em 02/03/2011, às 15h08 - Atualizado em 01/07/2011, às 15h17

Mais de 400 estátuas feitas pelo artista Jason De Caires Taylor foram submersas no litoral mexicano - Divulgação
Mais de 400 estátuas feitas pelo artista Jason De Caires Taylor foram submersas no litoral mexicano - Divulgação

Você toparia, literalmente, ir por água abaixo para conferir uma exposição? Pois em Cancún, badalado balneário mexicano, foi inaugurado no fim do ano passado um museu subaquático com mais de 400 esculturas de pedra assinadas pelo artista Jason De Caires Taylor. "Minha vontade é construir um cenário impressionante onde se possa nadar através de um mar de rostos", disse o artista, cuja obra é composta por estátuas de pedras, a grande maioria delas em formato humano. Depois de submersas, as peças passam a interagir com vida marinha e, com o tempo, sua aparência e cor vão se modificando, deixando claro que o artista já não tem nenhum controle sobre sua obra. Mas este é exatamente o objetivo. Ao "afundar" suas esculturas, Taylor espera criar um suporte para os corais marinhos da região, ameaçados pelo turismo intensivo. Como elas são feitas em material anticorrosivo e de baixa acidez, o esperado é que com o tempo as estátuas se transformem em verdadeiros recifes. Pensando naqueles que, por algum motivo, não podem mergulhar fundo, algumas das obras estão colocadas em águas rasas. Ele também pretende, com seu trabalho, alertar para o fato de que, apesar de vivermos cercados por edifícios e outras criações humanas, não podemos negar nossa dependência da natureza. Esta, aliás, não é a primeira vez que o artista faz uma exposição debaixo d'água. Em 2006, ele ganhou fama ao ser o primeiro escultor do mundo a fazer uma instalação subaquática, que aconteceu em Granada, no Caribe. Daqui para frente, Taylor pretende aumentar a quantidade de peças do acervo e, para isso, ele quer convidar mais artistas para submergirem suas obras no museu do Parque Nacional Marinho de Cancún. Basta saber quem vai entender a proposta do artista e topar jogar sua arte por água abaixo. Na galeria de fotos da coluna, eu coloquei diversas imagens das esculturas de Jason De Caires Taylor para que vocês as apreciem - não deixe de dar uma olhada. E se você quiser saber mais sobre temas como esse, acesse meu blog, onde posto diariamente notícias sobre arte, arquitetura, decoração e design (www.monicabarbosa.com.br). Até a próxima semana!