CARAS Brasil
Busca
Facebook CARAS BrasilTwitter CARAS BrasilInstagram CARAS BrasilYoutube CARAS BrasilTiktok CARAS BrasilSpotify CARAS Brasil

LEITE LONGA-VIDA

Redação Publicado em 28/03/2008, às 15h27

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
LEITE LONGA-VIDA
LEITE LONGA-VIDA
O leite é um dos principais alimentos humanos. No Oriente Médio, no passado, as mais importantes fontes foram as ovelhas e cabras. Mas, na Ásia Central, por exemplo, a vaca era e é a fonte principal. Para ser comercializado, o leite deve passar por algum processo térmico que destrua os microrganismos e o faça durar mais. Um deles é a pasteurização, processo mais comum de tratamento térmico para aumentar a conservação: consiste em aquecer o leite por determinado tempo e resfriá-lo rapidamente. Outro processo é o Ultra Heat Treated (UHT), ou ultrapasteurização, usado para a produção do leite longa-vida. O tratamento objetiva destruir a flora microbiana do produto. Por ele, o leite é submetido à temperatura de 145 graus por 2 a 4 segundos. Então é esfriado rapidamente e acondicionado em embalagem asséptica para garantir barreira segura contra luz e gases. Quanto ao teor de gordura, os longa-vida podem ser integrais, padronizados, semidesnatados e desnatados. A ultrapasteurização surgiu no século XX e tem a vantagem de aumentar a vida de prateleira do leite por até seis meses, transformando-o de alimento perecível a item prático e duradouro, ideal para quem leva uma vida sem tempo. E, apesar de estar sujeito a adulterações por fabricantes inescrupulosos, o processo, feito de forma correta, garante uma bebida livre de bactérias e substâncias nocivas sem a necessidade de se acrescentar conservantes. Na cozinha, o que pode interferir no resultado de um prato é mais a porcentagem de gordura do que o tipo de tratamento. Portanto, o longavida integral pode ser usado como qualquer outro em bolos, pães, sorvetes, molhos, pudins e sopas. Os desnatados, ou com menor teor de gordura, de outro lado, podem substituir o integral na maioria das receitas em que a quantidade de gordura não é importante.

Saúde

É ruim para Adultos e crianças com intolerância à lactose, pois pode provocar desconforto gástrico, flatulências e diarréias. Eles devem fazer iogurte, produto mais bem tolerado. É bom para Crianças, adolescentes, gestantes e lactantes, porque é uma das melhores fontes de cálcio, muito importante na formação dos ossos e dos dentes.

Ficha técnica

100 ml de leite integral longa-vida contêm: Vit. B12 - 0,368 mcg Folacina - 5,16 mcg Vit. C - 0,968 mg Cálcio - 123 mg Magnésio - 13,8 mg Fósforo - 95,9 mg Potássio - 156 mg Selênio - 1,27 mcg Sódio - 50,3 mg Zinco - 0,392 mg Calorias - 63 Proteínas - 3,39 g Carboidratos - 4,82 g Gordura - 3,44 g Colesterol - 14 mg Vit. A - 32 RE Vit. B2 - 0,167 mg

Como se escolhe

Há várias versões do longavida, como semidesnatado, desnatado e integral. Observe a validade e se na embalagem há o número de registro no Ministério de Agricultura (SIF/Dipoa). Verifique se a embalagem não está estufada e se não apresenta nenhum dano. A caixa precisa estar intacta, pois até microfuros podem permitir a contaminação. Veja os dados nutricionais, pois o teor de gordura, entre os semidesnatados, varia de 0,6% a 2,9 %. Para quem aprecia a cremosidade dada pela nata do leite integral e não pretende pecar pelo excesso de gordura, o semidesnatado é o ideal, pois apresenta um teor intermediário, enquanto o integral apresenta no mínimo 3% e o desnatado, no máximo 0,5% de gordura.

Como se prepara

Não necessita de nenhum preparo antes de consumir, pois já é esterilizado. Mas, depois de aberto, conserve na geladeira. Se talhar, não reaproveite, pois a coagulação não proposital decorre de contaminação por micróbio e pode ser prejudicial à saúde. O longa-vida pode ser usado para fazer iogurte, queijo, ricota e quefir. Caso não ocorra a coagulação, desconfie e ligue ao fabricante. Para fazer iogurte, junte 1 copinho de iogurte natural e 1 litro de leite numa tigela de vidro. Bata com batedor de arame, cubra com filme plástico e reserve por cerca de 12 horas em temperatura ambiente. Se quiser, junte 1 col. (sopa) de leite em pó desnatado para dar mais consistência. Depois de pronto, guarde na geladeira.

Minha receita

Marcelo Mansfield (ator e dramaturgo)Marcelo Mansfield (ator e dramaturgo) Este salmão com molho de laranja e espinafre sauté é uma receita do restaurante Chácara Santa Cecília (SP), onde estréio no dia 7 a peça Um Casal de Segunda, com Ângela Dip. Tempere 250 g de salmão com sal e pimenta. Reserve. Cozinhe 150 g de espinafre em água fervente por 3 min. Escorra. Aqueça 1/2 col. (sopa) de manteiga numa frigideira. Salteie o espinafre. Reserve. Faça o molho. Derreta numa frigideira 1 xíc. de açúcar. Junte o suco de 6 laranjas e 1 e 1/2 xíc. de leite. Ferva por 2 min. Incorpore 1 col. (chá) de maisena dissolvida em leite. Ferva até engrossar. Grelhe o salmão. Sirva com o espinafre e o molho.